Porque é tão difícil definir o abdômen?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

O abdômen definido é uma busca constante e um dos objetivos mais desejados dos praticantes de atividades físicas, mas também é uma das regiões mais difíceis de serem trabalhadas. Isso acontece porque toda a gordura extra do nosso corpo tende a se acumular nessa região, além de coxa e quadril para as mulheres.

10 Dicas infalíveis para você trincar o abdômen

  1. Faça exercícios aeróbicos. ...
  2. Permaneça com os bons hábitos até no fim de semana. ...
  3. Fique atento à sua taxa de hormônios. ...
  4. Reduza o sal. ...
  5. Exercitando o reto abdominal. ...
  6. Dê atenção aos músculos profundos. ...
  7. Exercite o quadrado lombar. ...
  8. Tonifique os abdominais oblíquos.

Qual é o melhor exercício de fortalecimento abdominal? Prancha isométrica. Este é o abdominal mais completo, pois é fácil de executar, além de trabalhar todo o abdômen e a região lombar.

O abdominal bicicleta, segundo o estudo, foi o exercício mais eficaz quando se analisou a atividade muscular nos abdominais. Para realizar este abdominal, deite-se de costas com a parte inferior das costas pressionada contra o chão, traga os joelhos em direção ao peito e levante as omoplatas do chão.

Evite os alimentos inimigos da barriga sarada
Exemplos: couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho, feijão, grão de bico, cerveja, açúcar, leite integral, queijo amarelo, refrigerantes, água gaseificada, sal, frituras, doces como pudins, bolos, mousses.

De acordo com o site Livestrong, combinar três séries de abdominais com 25 a 50 repetições cada é ideal para quem pretende esculpir a zona da barriga. Melhor ainda, só precisa de fazer abdominais três vezes por semana se estiver simultaneamente a praticar exercícios cardiovasculares e a fazer treinos de força.

Também existe quem acredita que é necessário fazer 50, 100, 150 abdominais por série para conseguir a sonhada barriga de tanquinho. Mas, a grande verdade é que, para deixar os gominhos aparentes, o primeiro passo é eliminar a gordura da região. E, para isso, a melhor estratégia é o déficit calórico.

Para perder barriga em 7 dias é importante fazer uma dieta com poucas calorias, priorizando a ingestão de alimentos fonte de fibras, água e proteínas, como laticínios com pouca gordura, frutas e vegetais frescos, cereais integrais, proteínas magras e leguminosas.

E o ideal é você treinar de três a quatro vezes por semana, dando o tempo necessário para que os músculos se recuperem.

A elevação de perna promoveu 63,79% de ativação do reto abdominal, enquanto a prancha ativou 51,83% da mesma região. Ou seja, o primeiro foi bem mais eficaz que o segundo, embora a prancha seja mais popular e conhecida para essa função.

Outro exercício importante para ficar com o abdômen definido é fazer abdominais. Ele possibilita exercitar os músculos da região, sendo também importante para a queima de gordura localizada. Mas vale considerar que fazer apenas esses exercícios não causará a perda de gordura no abdômen.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

sentir dor muscular tardia — costuma ocorrer cerca de 8 horas após o treino, aumentando de intensidade nas primeiras 24 horas e podendo durar até 72 horas; apresentar maior facilidade na execução dos exercícios; observar mudanças na forma corporal ou redução de medidas; ter noites de sono mais proveitosas.

O abdominal estilo remador ou estilo militar, como também é conhecido, trabalha todo o abdômen (regiões supra, infra e oblíquos). É considerado o estilo mais difícil de ser executado porque exige que se faça toda a extensão e flexão do tronco em um único movimento.

O exercício de prancha isométrica é muito eficiente para perder barriga e tonificar os músculos do abdômen, pois é feito o trabalho muscular para se manter na mesma posição durante alguns segundos.

Um dos exercícios para perder barriga rápido e afinar a cintura que você não pode esquecer é o abdominal alpinista, também chamado de escalador. Esse exercício vai trabalhar o core e vários outros músculos do corpo. Funciona quase como uma prancha, mas a diferença está no movimento durante toda a prática.

Quando você se exercita, seu coração bombeia sangue rapidamente para seus músculos e órgãos, e isso pode fazer com que os músculos da barriga inchem temporariamente e pareçam maiores. Esse inchaço dura cerca de 30 minutos. Depois disso, os músculos já começam a retornar ao tamanho original.

Faça a prancha por no máximo dois minutos. Especialistas acreditam que a prancha só gera benefícios quando é feita por um máximo de dois minutos. Se você conseguir fazer o exercício por esse tempo todo sem cambalear, vai desenvolver a musculatura e queimar calorias para chegar aos seus objetivos em um piscar de olhos.

Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem quer perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal.

Na lista do que você deve reduzir estão:
O excesso provoca retenção hídrica, o que colabora para inflar o abdome. Aprenda a comer com menos sal. * Alimentos gordurosos, como frituras e queijos amarelos. * Açúcar, doces, bebidas com gás (água com gás, refrigerante, cerveja) e bebidas alcoólicas.

"É importante consumir verduras e legumes, mas fique atento a alimentos como couve-flor, couve-manteiga, couve-de-bruxelas, repolho e brócolis, que podem provocar gases, aumentando o volume abdominal. A mesma coisa acontece com as leguminosas em geral (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja).