Porque é que o átomo é uma partícula eletricamente neutra?

Perguntado por: upires . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Um átomo em seu estado fundamental é eletricamente neutro, pois o número de prótons é igual ao número de elétrons e as cargas que são opostas, positivas e negativas, se anulam.

2. Por que o átomo é considerado um sistema eletricamente neutro? Resposta: O átomo é considerado um sistema eletricamente neutro porque o número de partículas positivas (prótons) é igual ao número de partículas negativas (elétrons).

Resposta verificada por especialistas
Podendo o átomo ser eletricamente neutro, devido a sua quantidade de prótons ser idêntica a sua quantidade de elétrons, por isso sua carga elétrica é considerada neutra.

Resposta: Geralmente quando um corpo qualquer apresenta o número de prótons igual ao de elétrons dizemos que esse corpo está eletricamente neutro, ou seja, o corpo possui carga total igual a zero. ...

O que mantém os elétrons em torno do núcleo é a atração magnética que um exerce sobre o outro.

Quando um elemento perde elétrons em uma ligação química, a quantidade de prótons excede a quantidade de elétrons e ele se transforma em um sistema eletricamente positivo, ou seja, um cátion.

hidrogênio

- O único elemento químico que não possui nenhum nêutron no seu núcleo atômico, é o hidrogênio, pois é formado apenas por um próton, no núcleo, e um elétron, na eletrosfera.

Os prótons são partículas eletricamente carregadas. Os elétrons também são partículas eletricamente carregadas. Os nêutrons, como o próprio nome diz, não possuem carga, são neutros. Os prótons e nêutron têm aproximadamente a mesma massa.

O átomo é a unidade básica de construção da matéria. Sua estrutura possui um núcleo, onde ficam prótons e nêutrons, e uma ampla região em torno dele, constituída por elétrons. Evolução dos modelos atômicos, que são teorias que tentam explicar o funcionamento da matéria.

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

Um átomo eletricamente neutro contém um número de elétrons igual ao número de prótons (Z), sendo que a carga elétrica total do átomo é nula.

Em 1806, na tentativa de explicar algumas leis que envolviam massas de substancias químicas, o químico inglês, John Dalton (1766 – 1844) propôs uma teoria atômica que pode ser resumida: A matéria é formada por átomos. Os átomos seriam pequenas esferas maciças (não ocas) invisíveis, indivisíveis e indestrutíveis.

Resposta verificada por especialistas. Prótons é uma partícula eletricamente positiva localizada no núcleo atômico. Portanto. No núcleo encontramos prótons e nêutrons ,e não prótons e elétrons.

Elétrons possuem carga elétrica negativa e estão localizados na eletrosfera, região em torno do núcleo do átomo. Os elétrons se mantêm orbitando ao redor do núcleo atômico positivo em razão da força eletrostática de atração.

Elétrons são dotados de carga elétrica negativa e, por isso, exercem uma força elétrica repulsiva uns sobre os outros. Quanto mais próximos dois elétrons estão, mais intensa é essa força repulsiva, o que faz com que um átomo nunca encoste em outro.

O elétron não cai no núcleo porque nem sequer está órbita; a física quântica funciona de um jeito diferente. Essa é uma matéria fechada para assinantes.