Porque é que não há vida na Lua?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A Lua não tem gravidade suficiente para reter uma atmosfera, o que faz com que no vácuo a água se evapore imediatamente.

Segundo a NASA, a concentração de água no regolito varia entre 0,3% e 1%. Ou seja, a cada 1 quilo de regolito, existiriam no máximo, 10 gramas de água. Em volume isso equivale a 10 mililitros – duas colheres de sopa. Portanto existe realmente água na Lua, mas em pouca quantidade.

1 -LUNÁTICOS E SELENITAS: Na Lua, não existem seres vivos (pelo menos, jamais foi detectada qualquer espécie). Mas, ao longo de milênios, muitos acreditaram que poderia haver pessoas ali. Se tivessem existido, eles seriam denominados “selenitas”, já que é o gentilício dos fictícios habitantes da Lua.

Qual é a importância da Lua para o nosso planeta? A força da gravidade que a Lua exerce sobre a Terra e que a Terra exerce sobre a Lua causa uma espécie de cabo de guerra — chamado de puxão gravitacional. … A Lua também funciona como um escudo para a Terra, protegendo nosso planeta de grandes asteroides ou cometas.

Neil Armstrong deu o primeiro passo do homem na Lua. Ao todo, doze astronautas já estiveram por lá, em seis diferentes missões: Apollo 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17. O programa espacial Apollo, que teve início em 1969 foi breve e terminou em 1972.

Qual é a duração de uma viagem da Terra à Lua? Resposta curta: Em média entre 3 e 4 dias, mas depende da espaçonave utilizada e do tipo de missão.

Quando seu criador, Michikatsu Tsugikuni, tentou aprender a Respiração do Sol de seu irmão gêmeo, Yoriichi Tsugikuni, ele descobriu que era incapaz de dominá-la e então foi treinado em um Estilo de Respiração alternativo que mais tarde se tornou a Respiração da Lua.

A camada de gelo que compõe a superfície da lua tem entre 16 e 24 quilômetros de espessura, e o oceano sobre o qual ela provavelmente fica é estimado em 64 a 161 quilômetros de profundidade.

Com toda a sua magnitude, a lua emana uma energia feminina capaz de nos ajudar a acessar nossas emoções e sentimentos mais profundos. Então quando ingerimos ou utilizamos a água em momentos de beleza, estamos nos sintonizando com a energia da lua.

A Lua não tem gravidade suficiente para reter uma atmosfera, o que faz com que no vácuo a água se evapore imediatamente. Em concreto, é a radiação solar que descompõe a água em hidrogênio e oxigênio, escapando assim ao espaço.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Nestas fotos, fica mais fácil perceber que nosso satélite natural é cinza escuro, às vezes com tons de branco, preto e até laranja. Mas, de forma geral, as áreas mais claras da Lua são as planícies, ricas em cálcio e com baixa quantidade de cálcio.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Pelo documento, a Lua é considerada uma herança para a humanidade e deve ser estabelecido um regime internacional para governar a exploração de seus recursos naturais.

Última atualização em 27/10/2020 às 13:32. A Nasa divulgou nesta segunda-feira, 26, uma descoberta "empolgante" sobre a Lua. Segundo a agência espacial americana, foi encontrada água na superfície lunar que é iluminada pelo Sol.

Em outubro de 2020, a Nasa anunciou a descoberta de água na Lua. Agora, cientistas chineses afirmam ter detectado a substância sob a superfície lunar na primeira missão de coleta de amostras da Lua já realizada desde 1976.

Se a Lua chegasse mais perto da Terra, ela aumentaria a interação gravitacional com o nosso planeta, ou seja, o volume das marés aumentaria, assim como a marola de uma piscina se tornaria maior se a pá do nosso exemplo acima fosse maior.

O tamanho da lua é de cerca de 3.500 quilômetros de largura, o equivalente a mais de 1/4 do tamanho da Terra (cerca de 12.600 quilômetros de largura). A distância média da Terra até a lua é de 384.000 quilômetros.

A influência da Lua sobre a Terra movimenta as águas, provocando as marés. Na face da Terra voltada para a Lua, a água se avoluma formando uma onda. Essa onda resulta na maré alta. À medida que a Terra gira e a Lua se move ao redor dela, as marés também mudam.

Continuar lendo O que faz a Lua brilhar?