Porque é que não devemos picar a comida para guardar na geladeira?

Perguntado por: umagalhaes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

Isso porque eles são bastante sensíveis à umidade e requerem lugares mais secos, para que se mantenham melhor conservados. Na hora do consumo, a preferência é que você descasque e pique este tipo de alimento somente na hora que for consumi-lo.

Para armazenar corretamente os alimentos, as frutas, assim como as verduras e os legumes, devem ser guardados na parte inferior da geladeira. Nesse local as temperaturas não são tão baixas quanto na parte superior. Além disso, alguns alimentos, como a banana, liberam substâncias que aceleram o amadurecimento.

Na hora de mobiliar uma casa, um dos itens indispensáveis para a maioria é a geladeira. O equipamento é necessário para conservar alimentos, ajuda a diminuir o aparecimento de mofos e reduz o rápido amadurecimento de frutas e legumes, por exemplo.

Portanto, o recomendável é guardar o ovo no centro da geladeira, sobre a prateleira, onde a temperatura é controlada. Para minimizar o risco de contaminação cruzada por outros produtos, mantenha o alimento sempre dentro da caixa ou em outro recipiente coberto.

A geladeira é um dos itens da sua cozinha com maior potencial para contaminar os alimentos com germes e bactérias. Aprenda a se prevenir! A escolha pelos vegetais no cardápio diário é ótima para a saúde, para o bolso e para o meio ambiente.

Dessa forma, colocar panelas na geladeira pode acarretar problemas na temperatura do aparelho, e assim comprometer a sua capacidade de resfriamento. Caso isso ocorra, vai afetar a qualidade dos perecíveis guardados nela.

Deixar para comer o "resto" depois é um perigo, pois são grandes as chances de transferência dos micro-organismos da saliva para o alimento.

As sobras podem ser mantidas na geladeira por três ou quatro dias. Após esse período, o risco de intoxicação alimentar aumenta. Se não for possível comer as sobras de comida dentro de quatro dias, congele-as imediatamente.

Uma alternativa para isso, é preparar a comida para a semana seguinte durante o final de semana, separando as refeições em marmitas e congelando-as. Dessa forma, é possível garantir uma comida caseira e economizar.

“Carboidratos como arroz macarrão feijão a gente colocar na parte intermediária e consumir em no máximo três dias”, diz. “Batatas ou massas com molho ou que levou ovos ou leite no máximo 24 horas.

Armazenamento: O leite fechado pode ser armazenado fora da geladeira em local fresco e sem umidade, ao abrir o leite limpe bem a caixa e mantenha na geladeira em sua própria caixa, pois ela foi projetada para manter afastado as bactérias.

quatro dias

Carnes cozidas geralmente precisam de temperaturas de refrigeração entre 1ºC e 4°C, e podem ser mantidas na geladeira por um período de um a quatro dias, dependendo do tipo de carne, do teor de gordura e da forma como a carne é preparada.

Evite guardar café na geladeira
Porém, a verdade é que não é recomendado armazenar o café no refrigerador. Lembra que falamos que a umidade é um dos fatores externos que influenciam no sabor do café? Então, a geladeira é um local repleto de umidade, o que pode causar a oxidação do grão, diminuindo o aroma dele.

2) Alho. Sobrevive muito bem fora da geladeira, em local com boa ventilação. Quando refrigerado, pode ter sabor alterado e, assim como a cebola, corre o risco de mofar, caso não seja armazenado corretamente. Agora, se ele já foi picado, vale a regra do tempero-irmão: conserve na geladeira em pote com boa vedação.

Não pode guardar a cebola na geladeira!
Quando fazemos isso, ela fica murcha e perde a crocância por conta da umidade do eletrodoméstico. Mas se você pensa que ela só fica murcha, você se engana! Além disso tudo, o amido presente nela se transforma em açúcar, e isso faz com que a cebola estrague ainda mais rápido.

A recomendação de conservar os ovos no refrigerador tem mais a ver com a manutenção da temperatura do que com o frio. Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura.

Ou seja, lugar de ovo é na geladeira! Contudo, o produto precisa ficar nas prateleiras, e não na porta do equipamento. Isso porque no segundo local, há uma variação constante de temperatura e maior chance de rachaduras, aumentando, assim, os riscos de contaminação.

Dispor os ovos em ambientes e temperaturas inadequadas não só estraga o alimento, como pode favorecer a contaminação por microrganismos que fazem mal à saúde.

Remova todas as prateleiras e peças destacáveis e lave-as em água corrente com uma esponja limpa e detergente neutro. Com o interior da geladeira desocupado, você pode passar uma esponja umedecida com água morna e detergente. Enxágue a espuma com um pano umedecido e em seguida seque com um pano seco e limpo.

Os alimentos podem ficar contaminados
Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas os materiais das panelas podem ser prejudiciais para a saúde, principalmente quando os alimentos ficam muito tempo expostos a eles, como nessa situação de guardar a sobra de comida na própria panela.

Além disso, como o lado brilhante do papel alumínio é mais liso, ele não gruda no assado. Porém, se a intenção é usar o papel alumínio para embalar um alimento e mantê-lo na geladeira, deixe o lado fosco voltado para dentro, em contato com a comida.