Porque é que as plantas choram?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 7 votos

De acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira (30) pela revista científica Cell, as plantas sofrem quando estão com sede ou estressadas. Com isso, emitem sons transportados pelo ar.

Cientistas da Universidade de Tel Aviv descobriram que as plantas são capazes de emitir ruídos ultrassônicos quando submetidas a situações de estresse, como a privação de água ou o corte dos seus caules.

Quando as plantas são submetidas a algum tipo de estresse, elas emitem sons em uma frequência que os humanos não conseguem ouvir, mas são semelhantes ao estouro de plástico bolha. Ele pode ser detectado a mais de um metro de distância e seu volume é semelhante ao de uma conversa normal.

A maior parte da água que uma planta perde é devida a um processo natural chamado transpiração. As plantas têm pequenos poros (buracos ou aberturas) na parte inferior de suas folhas, chamados estômatos. As plantas absorvem água por suas raízes e a liberam como vapor no ar através desses estômatos.

Os erros mais comuns envolvendo esses fatores são acesso à pouca luz, excesso de nutrientes na terra, baixa quantidade de dióxido de carbono, muita água e temperatura desregulada. A temperatura é o principal fator limitante do crescimento.

Gerânio– Escuro –significa a tristeza; Rosa – a preferência; Vermelho – o consolo.

zamioculca

A paisagista conta que, em épocas mais úmidas, a zamioculca pode "chorar" com maior frequência, já que a água demora para evaporar, ficando mais tempo no vaso. "Ela não gosta de excesso de água porque sua raiz acumula nutrientes e água.

do acúmulo de espumas formadas pela sucção de. uma espécie de cigarrinha que se alimenta da seiva.

Até hoje, acreditávamos que o reino vegetal era silencioso, mas uma pesquisa revelou que as plantas "gritam" quando estão "feridas" ou quando passam por estresse hídrico.

Por que as plantinhas não falam? Porque elas são mudas.

Esse fenômeno é normalmente percebido pela manhã, e as pequenas gotinhas de água ficam localizadas na borda ou no ápice da folha. A gutação acontece devido a um processo chamado de pressão da raiz, que ocorre quando a planta apresenta uma taxa de transpiração reduzida ou ausente.

A ciência diz que quando se fala com uma planta os humanos liberam CO² ao redor dela, através da respiração. As plantas precisam desse gás para utilizá-lo como matéria prima para a fotossíntese. Logo, por pequena que seja, a quantidade de CO² expelida na prática ajuda a planta a se manter saudável e crescer.

1. Flor do cacto. Uma das plantas mais conhecidas por representar a força é o cacto, da família botânica Cactaceae. Entre as suas 1793 espécies, divididas em 142 gêneros, há muitas que apresentam belas flores.

A falta de água, por exemplo, é sinônimo de folhas murchas, terra ressecada 5cm abaixo da superfície e folhas sem brilho ou enroladas. Também vale observar o vaso da planta: se ele estiver ressecado, com pontos esbranquiçados, é sinal que a planta precisa de mais rega.

A gutação somente ocorre quando a temperatura da atmosfera encontra-se amena, a umidade relativa do ar (URar) é elevada e o solo encontra-se úmido.

Folhas amareladas, manchas marrons, caules escurecidos e queda de folhas são sintomas bem comuns do excesso de água no cultivo. Raízes encharcadas, o excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes, o que pode afetar a capacidade da planta de absorver água e nutrientes.