Porque é que as pessoas mentem?

Perguntado por: omello6 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

As causas, em geral do porquê as pessoas mentem compulsivamente, tem ligação com fatores psicoemocionais complexos como ansiedade, medo, insegurança e frustração. Seja um transtorno ou traço marcante, a mentira é sempre prejudicial, tanto para o mentiroso como para os outros.

8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda (Abe, 2009.

Aspectos como frequência do piscar de olhos, uso das sobrancelhas para dar ênfase a alguma parte da conversa, posição das mãos e das pernas, rigidez do ombro, e aspecto da testa e da boca são alguns exemplos de atitudes que podem denunciar a mentira”, ensina o especialista.

O principal tratamento para a mitomania é realizado com psicoterapia. É nesse processo que o paciente começa a identificar a doença e a expressar quais são os aspectos da sua vida que geram tanta insatisfação a ponto de ele tentar fantasiar outra realidade.

Conheça-os:

  1. Contato visual excessivo. Contato visual excessivo. ...
  2. Mãos escondidas. Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas - seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços. ...
  3. O movimento dos olhos. ...
  4. Reação demorada. ...
  5. A maneira como a pessoa fala.

Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso. O psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha, explica que o corpo sempre é mais fiel à verdade do que a fala.

Um mentiroso em ação costuma se fechar em si mesmo, evitando que as palavras saiam de sua boca. Um sinal bastante claro dessa resistência à comunicação é dobrar os lábios para dentro, apertando-os com força. Trata-se de uma reação comum a perguntas com potencial de expor a verdade.

A prática pode ainda provocar dificuldades nos relacionamentos interpessoais, problemas no trabalho, no relacionamento amoroso, uma vez que o indivíduo que tem o hábito de mentir insere isso em todos os contextos da vida.

Demonstre empatia.
Para estabelecer confiança, mostre que compreende a outra pessoa e demonstre empatia pela situação. Ela ficará mais disposta a dizer a verdade se não tiver medo que você exploda, portanto, aja como se compreendesse o motivo da atitude dela.

Procure afastar essa pessoa da sua vida, deixe de sair com ela e evite situações de conversa em locais que ela frequente. Deixe que o manipulador sinta que você já compreendeu qual é o seu jogo e que não está mais disposto a entrar nessa. Dica extra: alguém como essa pode ser considerada como uma pessoa tóxica também.

Mentir muito pode se tornar um transtorno psicológico e até uma doença, quando a mentira deixa de ser esporádica e passa a ser muito frequente. Nesses casos, a pessoa cria um personagem e passa a viver essa fantasia, sem discernimento entre o real e o imaginário.

A mentira destrói a confiança | Frases curtas de amor, Frases de amizade, Frase para refletir.

Faça perguntas inesperadas
Mas e se você perguntar a eles: "Qual é a sua data de nascimento?" "Essa é uma pergunta extremamente fácil para alguém que diz a verdade, mas um mentiroso provavelmente terá que fazer uma pausa para fazer algumas contas", escreve Barker. Depois de fazer a pergunta inesperada, avalie a reação.

Prefira questioná-lo aos poucos, focando em detalhes incoerentes. Faça anotações: se o mentiroso crônico for alguém próximo, registrar conversas para mostrar que as informações “não batem” pode ser uma tática para convencer o mitômano de que ele tem um problema.

4) É possível confiar em alguém que conta muitas mentiras? Resposta: Infelizmente não! Mentir prejudica as relações de amizade e confiança, e a mentira também traz uma série de transtornos em nossa vida prática, e não é fácil conviver com pessoas que têm o hábito de sempre inventar as coisas.

Confira a lista de 7 sinais feita pelo portal Entrepreneur, com a análise do especialista:

  1. 1 - Mentirosos falam demais. ...
  2. 2 - Mentirosos tentam vender a verdade. ...
  3. 4 - Mentirosos sorriem com a boca, não com o rosto. ...
  4. 5 - Mentirosos fingem estar calmos. ...
  5. 6 - Mentirosos criam histórias perfeitas demais.

De acordo com o psiquiatra Alan Hirsch, isso ocorre porque os vasos sanguíneos dentro da napa incham, esticando levemente sua cartilagem. A ansiedade ao mentir eleva a liberação do hormônio adrenalina no corpo.

Veja se a pessoa aumenta o tom de voz ou enrola.
Preste atenção às diferenças na forma de falar da pessoa que você acha que está mentindo. Existem indicadores óbvios de uma mentira. Pode ser ainda que a pessoa repita certas palavras e frases. Por exemplo: imagine que o seu parceiro fique dizendo "Eu não te traí!

O que foi observado é que a amígdala, parte de nosso cérebro associada à emoção, fica mais ativa quando mentimos. No entanto, à medida que a magnitude da mentira cresce, a reação da amígdala diminuiu, quase como se acreditássemos na inverdade que estamos dizendo.