Por que pessoas inteligentes fumam?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os pesquisadores ressaltaram que o estudo mostrou correlação e não causalidade. Para eles, uma explicação para esse comportamento seria que pessoas inteligentes são mais abertas a viver novas experiências, o que as levaria a experimentar drogas e álcool.

Por ser uma substância psicoativa, a nicotina produz alterações no Sistema Nervoso Central que modificam o estado emocional e comportamental do fumante. É exatamente por isso que ela é a responsável pela dependência química.

Pessoas inteligentes são cuidadosas com o que falam, dão bons conselhos, não se contradizem e querem o melhor para os outros. Quando fazem isso, recebem muito mais em troca. A autoconsciência pode te dizer em quais relações investir e quais pessoas procurar para pedir conselhos.

Confira, a seguir, cinco maneiras de estimular o cérebro e desenvolver a inteligência.

  1. 1 Avance o máximo possível nos estudos. ...
  2. 2 Escolha uma atividade profissional desafiadora. ...
  3. 3 Explore novos assuntos. ...
  4. 4 Estude e pratique música. ...
  5. 5 Prefira o lazer inteligente.

Os 5 países mais inteligentes do mundo

  • Singapura - QI 107.1. A Ásia lidera a lista dos países mais inteligentes do mundo. ...
  • China - QI 105.8. A China ficou na segunda posição com um QI médio de 105.8! ...
  • Coreia do Sul - QI 104,6. ...
  • Taiwan - QI 104,6. ...
  • Japão - QI 104,2.

São os chamados estimulantes. Duas opções cada vez mais populares são anfetaminas e metilfenidato, medicamentos vendidos sob as marcas Adderall e Ritalina.

O resultado mostra que a vida nem sempre é fácil para quem é muito inteligente. Do ponto de vista psicológico, eles têm 285% mais chances de desordens de humor; 242% mais chances de crise de ansiedade; 239% de déficit de atenção; 530% mais chances de doenças dentro do espectro de autismo.

A ritalina é um medicamento utilizado para tratar TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e narcolepsia (distúrbio crônico do sono). Pessoas saudáveis utilizam este medicamento buscando ter melhor concentração, memória, aprendizado e atenção. Por isso, ela é considerada uma droga da inteligência.

A nicotina não é calmante, é estimulante. A pessoa consegue se acalmar depois de fumar por causa da dependência química. O alívio vem pelo consumo da droga, não pelo efeito da nicotina em si. Acontece.

Segundo a psicóloga Elgislane Demétrio de Araújo, fumar, para o psicanalista Freud, está relacionado com a fixação que a pessoa tem na região da boca devido. Quando a fase oral, que ocorre na infância, não é superada, ocorre fixação na estrutura sensorial da boca.

Tabagistas deprimidos tendem a fumar para aliviar seus sintomas e assim, reforçam o desejo de fumar (GLASSMAN, et al., 1990). Sendo assim, há uma relação entre os fumantes terem mais depressão do que os não fumantes, e os depressivos serem mais fumantes do que os não depressivos.

Se apegar à perfeição
Os inteligentes não dão prioridade a ideais inatingíveis de perfeição absoluta e que levam à decepção. Entendem que o ideal de perfeição é relativo e o que pode parecer o melhor para você, pode não ser para o outro.

Um novo estudo descobriu por que gênios tendem a ser solitários. De acordo com uma pesquisa publicada recentemente na revista científica British Journal of Psychology, quanto mais as pessoas muito inteligentes precisarem socializar, menos satisfeitas elas estarão com a vida.

Uma das possíveis explicações é que, segundo pesquisas anteriores, pessoas com baixa necessidade de cognição se entendiam mais facilmente. Com isso, elas tendem a mudar mais de ambiente para conseguirem variar os estímulos que recebem. Já os CDFs clássicos conseguem se distrair internamente por mais tempo.