Porque é que a praia cansa?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 25 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Quando a pessoa se expõe diretamente ao sol, o organismo é obrigado a um esforço extra para manter essa mesma temperatura, o que provoca alterações ao nível do metabolismo e ritmo cardíaco. Esse trabalho invisível dos órgãos acaba por causar cansaço e sono, mesmo que a pessoa tenha estado apenas deitada na toalha.

Nosso organismo tenta sempre que a nossa temperatura corporal ronde os 36, 37 graus Celsius. O problema é que na praia, com todo aquele sol, temos tendência a ficar mais quentes e a temperatura corporal aumenta. É nessa altura que nosso organismo entra em ação para impedir que a gente "derreta" na areia.

6 táticas para se livrar do cansaço

  1. Checkups. Se a fadiga não vai embora, o importante é procurar auxílio de um médico. ...
  2. Hidratação. ...
  3. 3 Alimentar-se regularmente. ...
  4. Exercícios físicos. ...
  5. Dormir bem. ...
  6. Atividades prazerosas.

Para amenizar esses efeitos, Gerchman indica o consumo de água e demais líquidos frios e gelados, como sucos e isotônicos, de maneira constante ao longo do dia, banhos refrescantes e a ingestão de alimentos leves e adequados para a estação, como verduras, legumes e frutas.

Para o sono começar, o organismo precisa dissipar o calor. “No verão, o corpo tem de fazer um esforço redobrado para realizar esta tarefa. Assim é mais difícil adormecer. Além disso, o tempo de sono profundo e o tempo total de sono podem ficar mais reduzidos”, explicou.

A queda na pressão arterial em situações de calor é causada pela dilatação dos vasos sanguíneos da pele. Isso ocorre devido à necessidade de dissipar o calor interno, trazendo-o para a superfície do corpo, para que aí seja dissipado para o ambiente.

A intensidade também deve ser a mesma. Nesse caso, se analisarmos duas pessoas com a mesma massa corporal, que corram ou nadem em uma intensidade moderada, a que estiver correndo gastará em média 40% mais calorias do que a pessoa que estiver nadando.

Mas você sabe o porquê de se sentir assim? Na verdade, essa sensação de enjoo na natação em águas abertas é chamada de cinetose, e tem como principal causa a movimentação das ondas em um ritmo diferente da que você está se movimentando.

Recomenda-se pelo menos 30 minutos diários de nado por dia. Isso ajuda a manter a pressão sobre controle e, no caso das mulheres, reduz a possibilidade de doenças coronárias em até 40%. Mas lembre-se! Sempre consulte um profissional antes de realizar qualquer tipo de atividade física.

“O que acontece é que o calor dilata as artérias e veias da cabeça, podendo causar fortes dores no fim do dia. A claridade também é um grande problema, pois pessoas com enxaqueca apresentam fotofobia, ou seja, são muito sensíveis à luz”, explica o neurologista Mario Peres, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Pois bem, cada pele tem seu tempo, mas o período é entre 28 e 40 dias. “As marquinhas, o bronzeado, depende muito da pessoa e também depende da quantidade, de quanto ela se bronzeou. Em uma média geral, a gente tem aí entre 28 e 40 dias para ter uma renovação total da pele para aquele bronzeado sair.

Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: “Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias. Mas, se for de segundo grau, acontece entre 7 e 21 dias”.

Vitamina B12
Em especial, sua ação na manutenção do sistema nervoso e das hemácias (glóbulos vermelhos) é fundamental para evitar o cansaço.

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

Vitaminas do complexo B, em especial a B12, estimulam as células a produzirem energia. Mesmo que não seja possível afirmar uma correlação entre uso de suplementos de B12 e ganho de performance, é comprovado que a deficiência dessa vitamina provoca fadiga muscular e cansaço.