Porque e que a luz negra e roxa?

Perguntado por: ncosta2 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

A luz negra é basicamente radiação ultravioleta combinada com um pequeno percentual de luz visível de cor violeta. A luz emitida pelas lâmpadas fluorescentes, por exemplo, é em grande parte produzida pela fina camada branca que a envolve, composta por sais de fósforo.

Ela é uma luz ultravioleta (UV), cuja radiação é invisível aos olhos humanos, mas que é refletida por objetos e superfícies claras, fluorescentes ou que contém fósforo. Quando isso acontece, esses materiais brilham e se destacam em ambientes escuros ou com pouca iluminação.

A luz negra é o resultado da incidência da luz comum sobre o vidro de uma lâmpada especial, mais escura e sem fósforo. Para identificar obras falsas: tintas atuais contêm fósforo, enquanto grande parte das antigas não. Peritos usam corante fluorescente para detectar impressões digitais.

Como se sabe, nossa única proteção na atmosfera contra os raios ultravioleta está sendo destruída dia a dia pelo homem e sua evolução. Por isso, a exposição à radiação ultravioleta sem meios adequados de proteção pode ser danosa à pele e à saúde.

A luz negra é basicamente radiação ultravioleta combinada com um pequeno percentual de luz visível de cor violeta.

Violeta. Essa é uma das cores com aplicações mais curiosas. Apesar de ser muito utilizada em dormitórios e projetos direcionados ao público feminino, a iluminação em tons de púrpura está presente na ambientação de aeronaves, devido as suas propriedades relaxantes. O sossego e a calma também são associados a essa nuance ...

O que é a luz negra? É uma radiação ultravioleta, ou UV. Ela está no final do espectro de luz e, por isso, não a enxergamos. Ela foi inventada pelo norte-americano Philo Farnsworth, com o propósito inicial de melhorar a visão noturna e também para identificação de documentos e dinheiro falsificados.

Luz negra é uma radiação eletromagnética composta majoritariamente por luz ultravioleta, capaz de excitar compostos fosforescentes. A luz negra é uma luz ultravioleta produzida junto a uma pequena quantidade de luz visível.

Não há estudos conclusivos sobre o uso da luz negra para dormir, talvez porque ela seja mais difícil de obter. Sendo o resultado da radiação eletromagnética composta de raios ultravioleta, é pouco comum que ela seja usada para iluminação doméstica.

Por isso, quando utilizamos camisa ou camiseta branca, por exemplo, e estamos sob uma lâmpada de luz negra, o tecido parece brilhoso. Além disso, até as unhas e dentes podem ficar brilhando, devido a sua coloração esbranquiçada.

A luz negra é o resultado da incidência da luz comum sobre o vidro de uma lâmpada especial, mais escura e sem fósforo.

A luz negra foi criada durante a Segunda Guerra com intuito de melhorar a visão noturna e para identificar falsificações em documentos e cédulas de dinheiro. Suas aplicações são feitas em festas, na arte, assepsia, análise de dinheiro falsificado, detecção de fungos, perícia carimbos e vazamentos.

Normalmente, os insetos são atraídos pelos raios ultravioletas das luzes negras. Isso acontece porque a luz ultravioleta é o comprimento de onda mais curto de todas as cores e, embora quase não seja visível ao olho humano, é muito visível para a maioria dos insetos(BASSO, 2017).

A água tônica possui essa característica fluorescente porque existe em sua composição o elemento Fósforo. Esse elemento químico é capaz de absorver a luz ultravioleta emitida pela luz negra e refleti-la ao olho humano.

Que os raios ultravioleta fazem mal à pele quase todo mundo sabe. Emitidos pelo sol, os raios UVA e UVB, que não são visíveis, aumentam o risco de câncer de pele e causam manchas e envelhecimento precoce, em especial em pessoas de pele clara. A radiação UVB atinge a camada superficial da pele é a mais nociva ao órgão.