Porque é que a Holanda mudou de nome?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 24 de maio de 2023
3.9 / 5 9 votos

Na verdade o verdadeiro nome sempre foi Países Baixos, mas por que só agora isso está em questão? Com o objetivo de difundir ainda mais a cultura do país, a Holanda aderiu a uma campanha de marketing que valoriza a origem geográfica do território e o nome que a região sempre teve: Países Baixos.

Em 1 de Janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente por Netherlands, i.e., Países Baixos.

Por volta de 1600, os Países Baixos foram considerados um país, mas apenas em 1648, com o Tratado de Münster, os neerlandeses e espanhóis firmaram a paz formalmente. Após a ocupação francesa no início do século XIX, o país passou a ser uma monarquia governada pela Casa de Orange.

Na verdade os Países Baixos sempre foram conhecidos como Holanda (Holland), mas o país passou a se chamar Países Baixos oficialmente (Netherlands). Além disso, o Reino dos Países Baixos é composto por quatro países, que são: Países Baixos (Holanda), Curaçao, São Martinho (St Maarten) e Aruba, que são ilhas do Caribe.

Amesterdã

Outro fator positivo foi o histórico do país no combate a inundações e avanço da água dos rios e mares, já que o território holandês encontra-se majoritariamente abaixo do nível do mar. A infraestrutura na gestão de água dos Países Baixos é uma das melhores do mundo.

Netherlands np pl
A Holanda situa-se entre a Bélgica e a Alemanha. The Netherlands lie between Belgium and Germany.

A denominação "Holanda" vem do nome da região homônima que se encontra no oeste do país, dividida em duas províncias: Holanda do Norte e Holanda do Sul. Ambas dominaram a região por muito tempo. É por isso que existem os holandeses, mas os habitantes de uma das outras 10 províncias não são conhecidos como tais.

O país situa-se no delta de três grandes rios europeus, e quase um quarto do ser território está abaixo do nível do mar. Esta geografia torna a região muito propensa a inundações.

Netherlands np pl
The Netherlands lie between Belgium and Germany.

Em 1606, dois navegadores ibéricos, o português Pedro Fernandes de Queirós e o espanhol Luís de Torres, alcançaram separadamente a parte norte da ilha-continente. Depois, entre 1616 e 1644, os holandeses Dirk Hartog e Abel Janszoon Tasman estiveram na região, batizada de Nova Holanda.

Os britânicos, que ocupavam as “colônias” da Holanda por ocasião das guerras da Revolução e do Império – 1796-1802 e 1804-1816 -, restituem o Suriname à Holanda em 1816, em seguida à Convenção de Londres de 13 de agosto de 1814 e do segundo Tratado de Paris de 20 de novembro de 1815.

Pernambuco e áreas vizinhas constituíam a área de maior produção de açúcar do mundo. Nos anos seguintes, várias capitanias foram caindo nas mãos das forças da Companhia. Esses territórios formariam a base da Nova Holanda, ou do que comumente se chama o Brasil-holandês, que teve por sua capital a atual cidade do Recife.

O Reino dos Países Baixos é composto de quatro países: os Países Baixos, Aruba, Curaçao e São Martinho.

Existe também outra lista bastante reconhecida: o The World Factbook, da CIA (a agência de inteligência dos Estados Unidos). Ela é igual à da ONU, porém incluindo Taiwan e Kosovo. Ou seja, tem 195 países. Note que não inclui Palestina nem Vaticano.

Além de Amsterdam, quais são as maiores cidades da Holanda (Países Baixos)? As cinco mairoes cidades da Holanda são (em ordem crescente): Amsterdam, Rotterdam, Den Haag (Haia), Utrecht e Eindhoven. Juntas essas cidades somam quase 3 milhões de habitantes.

Neerlandês

As principais cidades dos Países Baixos além de Amsterdam: Haia (Den Haag), sede do governo, apesar de não ser a capital, Roterdã(o) (Rotterdam), onde fica o mais importante porto do país e um dos mais importantes do mundo, Utrecht, a quarta maior cidade da Holanda.

Amsterdã, 31 jan (EFE). - A imagem de Amsterdã é a de uma cidade onde "tudo é possível" e onde as despedidas de solteiro, o uso excessivo de álcool e drogas, a prostituição e o turismo em massa são os principais problemas, segundo o último relatório do defensor público holandês, Arre Zuurmond.

Mar do Norte

A Holanda é um país localizado na Europa setentrional que faz fronteira com a Bélgica, a sudoeste, e com a Alemanha, a leste e sul; ao norte, é banhada pelo Mar do Norte, uma extensão do Oceano Atlântico.