Porque é que a aparência importa?

Perguntado por: razambuja . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

A boa aparência é algo que vai muito além da vida pessoal, influenciando diretamente no seu sucesso profissional. Em especial em algumas profissões — como recepcionistas, vendedores de lojas, atores e modelos, por exemplo — a aparência física é algo extremamente importante.

Mas, estudos recentes mostram que, além desses quesitos, a aparência também conta (e muito) para o sucesso profissional. Traços do rosto, postura e, pasmem, até se a pessoa usa ou não óculos podem influenciar, inconscientemente, a avaliação final do recrutador ou da chefia na hora de determinar uma promoção.

Uma boa aparência é capaz de transmitir confiança, responsabilidade e competência para administrar às atividades relacionadas à função almejada.

A aparência é tudo aquilo que os dados dos sentidos "veem". Contudo, a visão, a audição, o olfato, o tato e o paladar estão sujeitos a modificações que evitam que se percecione os objetos físicos tal como eles são.

Uma boa imagem mostra o quanto uma pessoa se preocupa com si mesma e, provavelmente, com as atividades profissionais. A aparência bem cuidada transmite o que fazemos.

Preocupações exageradas com a aparência podem ser um sinal do chamado Transtorno Dismórfico Corporal (TDC). O alerta é da psicóloga Andreza Machado, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS).

Uma característica que observamos em pessoas vivendo das aparências é a futilidade. Definimos essa característica como a qualidade da pessoa que dá atenção ao que não tem significância, logo é fútil. No entanto, sempre é importante lembrar que aquilo que consideramos fútil tem muito a ver com a nossa perspectiva.

Significado de Vaidoso
adjetivo Que tem vaidade; que se importa muito com a própria aparência.

Preocupação excessiva com a aparência, passar muito tempo examinando ou escondendo alguma parte do corpo que você não gosta e até evitar eventos sociais por conta disso podem ser sinais de um transtorno conhecido como Transtorno Dismórfico Corporal.

Aparência não mede características, muito menos atitudes. A beleza de alguém não está somente nas aparência, e sim nas atitudes, palavras, educação, caráter e na sua personalidade. O feio pode ter sido belo um dia e se acabou devido a beleza não ter sido mantida.

As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas atraem o olhar e despertam os sentidos, nos induzindo ao pensamento. Se não as compreendemos de imediato, recorremos ao imaginário e às experiências vividas para desvendarmos o seu real significado.

É através da imagem pessoal que mostramos a nossa autovalorização, o que é importante para nós, a importância que damos aos pormenores e o respeito pelos outros. Uma imagem bem cuidada aumenta a nossa autoconfiança e simultaneamente contribui para uma maior confiança que as pessoas têm em nós.

Cuidar da imagem pessoal significa fazer com que suas melhores qualidades sejam percebidas pelas pessoas ao seu redor. Isso, é claro, só gera benefícios. Você aprende a se expressar melhor, para além das palavras, e consegue criar uma compreensão quase instantânea da sua personalidade e competências.

Aparência é a forma de aparecer do ser, a sua expressão fenomênica […]. E essência significa aquilo que determina, que dá significado à existência, que permanece mesmo com as modificações fenomênicas.

Na história da filosofia, a aparência teve dois significados diametralmente opostos: 1) ocultação da realidade; 2) manifestação ou revelação da realidade. No primeiro caso, a aparência vela ou esconde a realidade das coisas.

O metrossexual pode ser heterossexual, homossexual ou bissexual, não importa. O que define a metrossexualidade é sua vaidade e preocupação com a aparência.