Porque é preocupante o aumento da população mundial?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Se continuado tal nível mundial de crescimento, a população atingirá números onde a demanda por produtos básicos à sadia qualidade de vida e até mesmo à vida em si, será muito maior do que a oferta, ou seja, a capacidade produtiva de determinadas regiões, aliada à má distribuição, acarretará uma extensa crise por ...

Os cientistas participantes apontaram o crescimento populacional como um grande responsável indireto pelo aquecimento global, pelo esgotamento de recursos, pela poluição e pela perda de biodiversidade.

Além do que o desmatamento provoca erosões que têm ainda conseqüências maiores. Esse desmatamento causado principalmente pelo crescimento populacional também é responsável pela extinção de muitas espécies. Outro problema acentuado pelo crescimento populacional é a poluição atmosférica.

Apesar de ter suas vantagens, o aumento da expectativa de vida também tem consequências devastadoras, entre elas está o crescente aumento do número de idosos e a incapacidade do governo em sustentar todos os aposentados, gerando a necessidade de um maior investimento na escolaridade, para que aumente a PEA (população ...

O crescimento acelerado da população mundial produz consequências para o meio ambiente, como, por exemplo: aumento da poluição; desmatamento de áreas para ocupação, plantio e instalação de atividades econômicas; superexploração dos solos, que ocasiona a degradação da sua estrutura e o esgotamento de nutrientes.

Se em um determinado local o resultado da taxa de natalidade é maior que o de mortalidade, a população está crescendo. Se a taxa de mortalidade for maior que a de natalidade, a população do local está diminuindo.

Outro fator que limita o crescimento das populações é o adensamento. Isto significa que uma grande quantidade de indivíduos presentes ao mesmo tempo em uma mesma área reduz a disponibilidade de recursos para a população como um todo, aumentando a taxa de mortalidade e reduzindo o sucesso reprodutivo.

Entre as principais consequências econômicas do envelhecimento populacional, têm-se as mudanças no mercado de trabalho (redução do crescimento ou até declínio da oferta de trabalhadores e aumento da participação de idosos no mercado de trabalho), seu impacto no crescimento econômico, as alterações nos padrões de ...

O homem é responsável por uma série de ações que impactam negativamente o meio ambiente, provocando desequilíbrio. Uma delas são as queimadas, que matam várias espécies, provocam destruição de habitat e desencadeiam poluição atmosférica.

O problema da superpopulação
A superpopulação afeta todos os recursos imagináveis: desde os estoques de energia do meio ambiente para o setor financeiro, até a quantidade de alimentos que precisamos produzir, e problemas geográficos como a superpopulação.

Mesmo com a queda na taxa de natalidade, o crescimento populacional se dá pelo aumento da expectativa de vida, que chega a 80 anos em vários os países e passa dessa marca em muitos outros.

Superpopulação significa a existência de um número de pessoas muito maior do que a capacidade de suprimentos contidos na natureza, desse modo, os recursos indispensáveis para a sobrevivência humana não seria suficiente.

Impactos e consequências do envelhecimento populacional
O envelhecimento aumenta diretamente as demandas sociais e econômicas de um país e afeta a política previdenciária, que toma conta de fatores como: assistência social ao idoso e aposentadoria. idade mínima para aposentar. proteção social, entre outros.

O envelhecimento da população traz problemas como a possibilidade de faltar jovens no mercado de trabalho - o que eleva inclusive o custo da mão de obra gerando problemas econômicos - e a elevação nos custos da previdência social e gastos com saúde.

No plano biológico, o envelhecimento está associado à acumulação de um variado leque de problemas moleculares e celulares. Com o tempo, esses problemas reduzem gradualmente as reservas fisiológicas, aumentam o risco de muitas doenças e, em geral, diminuem a capacidade intrínseca do indivíduo.

Causas dessa redução da população
O aumento do nível educacional e o melhor acesso aos cuidados e às práticas contraceptivas também influenciam o fato de as famílias terem menos filhos. Por último, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) acentuou a tendência de queda do número de nascimentos.