Porque é preciso filosofar texto?

Perguntado por: uhilario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Nesse contexto, de acordo com Aristóteles, filosofar é um ato involuntário, ou seja, as pessoas filosofam querendo ou não. Segundo o filosofo, a importância de filosofar reside na capacidade de estruturar e sistematizar e inter-relacionar todo o conhecimento em suas mais diferentes formas.

Para Aristóteles é preciso filosofar porque sempre devemos estar admirados com algo. Se procuramos uma explicação sobre algo é porque somos "ignorantes" e sempre há algo a descobrir.

Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. Segundo o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), a filosofia é a disciplina responsável pela criação de conceitos.

A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.

Segundo Aristóteles o filosofar surge da “admiração do mundo”. Além disso, o ato filosófico também surge da análise das próprias ações. É ir de encontro com as suas ideias e preconceitos, de uma maneira crítica e aberta para as mudanças.

A atitude filosófica é, então, romper com o senso comum, com aquilo que é imposto socialmente. É problematizar a partir da racionalidade, fatos, acontecimentos e elementos do cotidiano. A racionalidade e o agir racional são imprescindíveis para que o grupo ou indivíduo desenvolvam posturas críticas.

A filosofia se preocupa com a construção de conceitos que irão servir de base para diversas áreas do conhecimento. Assim, é tarefa da filosofia criar e desenvolver conceitos, sendo um campo do conhecimento que tem como objetivo a produção de conhecimento.

Resposta. Resposta: O exercício do filosofar exige, pois, inventariar conceitos e valores; estudar e criticar valores; estudar e reconstruir conceitos e valores, e para que isso ocorra, é preciso olhar não só o dia-a-dia, mas ler e estudar o que disseram os outros pensadores, os outros filósofos.

Sim, é exatamente isso, filosofar é a prática de criar, inventar, construir, talhar e dar consistência aos conceitos. E podemos ir além, não há altar para os conceitos, eles precisam ser arrancados do ato do pensamento.

Explicação: Todas as pessoas são capazes de pensar. A partir do momento em que a pessoa utiliza o pensamento, estará utilizando sua capacidade de filosofar.

Ela promove a atenção sobre tudo que é essencial e que passa despercebido: as relações, o diálogo, o questionamento sobre o cotidiano, o belo, bom e justo, o pensamento, as virtudes éticas, por exemplo, e o compromisso indispensável com a busca do conhecimento, que fundamenta os saberes e jamais fica nas opiniões, na ...

Compreender-Refletir o Mundo
Assim, seu papel na atualidade é, também, pensar âmbitos como a sociedade, a política, as relações com a técnica e a ciência, a religião, a arte, a educação e a história.

A Filosofia como ciência tem sua origem no momento em que o homem deixa de usar os mitos como explicação para o funcionamento da natureza, da vida e da sociedade. Ou seja, a filosofia é a maneira racional que o homem utiliza para buscar explicações sobre a vida, a sociedade, a origem das coisas e fenômenos naturais.

Contudo, o ato de refletir sobre a morte pode ser visto como uma das maneiras mais singulares de praticar a Filosofia, definida por Sócrates como “preparação para a morte”. Já o pensador alemão Arthur Schopenhauer considera a morte como “musa da Filosofia”. Ou seja, filosofar é aprender a morrer.

Embora algumas pessoas defendam que a filosofia é pouco prática, é ela que nos ensina a entender o mundo e a mudar a nossa percepção sobre ele. Com ela podemos aprender a nos relacionar, a consumir, a viver melhor e até mesmo a lidar com a morte, ou seja, a filosofia é essencial para o nosso dia a dia.

A Atitude Filosófica é um conceito que significa, acima de tudo, romper com o senso comum e olhar com espanto o que há de mais trivial em nosso cotidiano. A problematização da realidade é o ponto central e o motor da filosofia.

Filosofia de vida é a expressão que serve para descrever um conjunto de ideias ou atitudes que fazem parte da vida de um indivíduo ou grupo. A filosofia de vida também pode ser definida por uma conduta que rege a forma de viver de uma pessoa.

De fato, os homens começaram a filosofar, agora como na origem, por causa da admiração, na medida em que, inicialmente, ficavam perplexos diante das dificuldades mais simples; em seguida, progredindo pouco a pouco, chegaram a enfrentar problemas sempre maiores [...]. ARISTÓTELES.

Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.

A filosofia existe para que as pessoas possam viver melhor. Sofrer menos. Lidar melhor com as adversidades. Enfrentar serenamente o “perpétuo vai-e-vem de elevações e quedas”, para citar uma grande frase de um filósofo da Antiguidade.