Porque é necessário o uso de diodos no alternador?

Perguntado por: tchaves7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Placa de diodos (Retificador de tensão): Também chamado de regulador de tensão, a função da placa de diodos é transformar a corrente alternada transformada pelo alternador em corrente contínua.

A principal função de um diodo semicondutor, em círculos retificadores de corrente, é transformar corrente alternada em corrente continua pulsante, já que o semiciclo negativo de uma corrente alternada o diodo fará a função de uma chave aberta.

Principais Aplicações
Sendo uma de suas funções converter corrente alternada para corrente contínua, encontramos diodo em carregadores de bateria de de celular, aparelhos de som, televisão, em multímetros, em placas microcontroladoras como o arduino e em uma infinidade de projetos eletrônicos.

O diodo é um dispositivo elétrico semicondutor que tem a característica de permitir a passagem de corrente apenas em um sentido. Esta característica o torna indispensável para uma série de aplicações, como circuitos retificadores por exemplo.

Diodo 50 amperes para usar numa fonte de 12v.

Para diodos de silício, geralmente os mais comuns, a queda de tensão direta do diodo é de cerca de 0,7 volts (V). Diodos são dispositivos que passam corrente elétrica em uma única direção e, portanto, podem ser vistos como uma espécie de válvula unidirecional para elétrons.

Um diodo é um componente produzido com materiais semicondutores, dessa forma, o mesmo pode agir como um condutor ou um isolante de acordo com o sentido da corrente que percorre o seu corpo. Entenderemos isso mais adiante. O diodo é um componente extremamente útil e age comumente como um retificador de circuito.

Os diodos são ligados invertidos em paralelo com as bobinas de relés, solenóides ou motores de passo para proteger os componentes de acionamento como, por exemplo, os transistores ou SCRs. Isso ocorre porque, quando a carga indutiva (motor, relé, etc.)

Os diodos dos alternadores suportam correntes de vários ampères e tensões inversas que podem chegar aos 50 V. O primeiro projeto que descrevemos é de um carregador de baterias de moto ou carro.

Sua função básica é permitir que a tensão de um circuito atravesse em um sentido mas não no outro. O sentido que a tensão vai correr livremente é o mesmo que o triângulo do seu símbolo aponta (do lado positivo para o negativo).

Se a tensão em ambos os sentidos for zero, o diodo está em curto; Se a tensão em ambos os sentidos for superior à da barreira de potencial, o diodo está funcionando como circuito aberto.

Os diodos D1 e D2 conduzem no semiciclo positivo e os diodos D3 e D4 conduzem no semiciclo negativo, para tornar a tensão ainda mais estável podemos adicionar um capacitor após o circuito da ponte retificadora, o capacitor se carrega no topo da onda e quando a tensão diminui o capacitor se descarrega estabilizando a ...

Sua principal atuação na eletrônica é nos circuitos retificadores de corrente alternada, com essa função de extrema importância, o seu uso na eletrônica acaba sendo bastante distinto, podendo ser facilmente encontrado em circuitos de fonte de alimentação, carregadores de celular e aparelhos de som.

A grande diferença é que um diodo comum necessita atingir certa quantidade de tensão para começar a operar, e isso pode ser problemático com aparelhos com tensões muito pequenas. Já o Schottky consegue operar em níveis muito baixos e quase irrisórios, o que é muito importante para a micro e nano-eletrônica.

Quando o diodo é polarizado reversamente o polo positivo da fonte de tensão é conectado ao lado negativo (N) da junção PN do diodo, isso faz com que a barreira de potencial aumente, ou seja, aumentando esta barreira de potencial a resistência do circuito será muito alta, não permitindo a passagem da corrente elétrica.

Quando a corrente flui através do diodo, alguma potência sempre é dissipada em forma de calor. Isto é percebido através de uma queda de tensão de aproximadamente 0.7V e quanto maior for a corrente, mais o diodo esquenta.

Corrente direta de até 1A. Corrente reversa de 5uA (5 micro ampere) Tensão reversa de até 700V.

É denominado anodo (A) ou positivo. O diodo conduz sempre no sentido para o qual aponta o triângulo, ou seja, a corrente (If) entra pelo anodo(A) e sai pelo catodo (K).

O diodo 1N4007 aceita picos de corrente de até 30A, com duração máxima de 8,3ms, o que permite seu uso em retificadores com grandes capacitores de filtro sem maiores cuidados.

A característica diz que não há corrente abaixo de 0,7 V da tensão do díodo. O díodo liga o circuito aos 0,7 V, mantendo-se nesse valor para qualquer que seja o valor da corrente.

O diodo pode ser o 1N4004 ou 1N4007 se a rede de energia for de 110 V. Se a rede de energia for de 220 V deve ser usado o 1N4007 ou qualquer diodo com mais de 400 V de tensão inversa de pico.