Porque é melhor respirar pelo nariz e não pela boca?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

A melhor maneira de se respirar é sim pelo nariz. A respiração nasal umidifica e aquece o ar, além disso, o nariz funciona como um filtro, pois purifica o ar e dificulta que impurezas entrem no organismo. Para manter uma vida equilibrada e saudável é importante respirar pelo nariz.

A Respiração pela boca aumenta captação de oxigênio e ajuda na corrida.

Para um adulto em repouso, a frequência respiratória normal fica entre 12 e 20 mrm, isto é, movimentos respiratórios por minuto.

As consequências desse tipo de respiração, também chamada de oral, são várias: desgaste das vias respiratórias – que ficam mais frágeis; alterações na face e na dentição; além de problemas relativos ao sono que comprometem a qualidade de vida.

Um hábito comum que representa um possível risco para a saúde bucal é dormir de boca aberta, isto é, respirar pela boca durante o sono. Além de alterar a qualidade do mesmo, a prática pode enfraquecer os músculos orofaciais, provocar problemas nos dentes e comprometer o desenvolvimento ósseo dos maxilares.

Nos casos de nariz entupido causados por problemas de saúde, respirar pela boca não é uma boa solução. O ar que entra pela boca não encontra barreiras e pode carregar vírus, bactérias e outros parasitas para dentro do corpo, podendo causar infecções.

Soprar o ar dentro da boca da pessoa, durante 1 segundo, fazendo o peito se elevar; Fazer a respiração boca a boca 2 vezes a cada 30 massagens cardíacas; Repetir este ciclo até a pessoa se recuperar ou até a hora que a ambulância chegar.

Respirar pela boca: tratamento
Ainda segundo o especialista, o tratamento tem como objetivo restabelecer a anatomia respiratória para que o paciente consiga usar o nariz corretamente para a respiração. “Dependendo do grau de obstrução nasal, a cirurgia é o tratamento mais indicado”, afirma o Dr. Arnaldo.

Técnica 2

  1. Sente-se com as costas eretas ou deite;
  2. Coloque as mãos sobre a barriga;
  3. Respire devagar, aumentando a barriga, contando até cinco;
  4. Dê uma pausa de dois segundos;
  5. Exale lentamente, contando até seis;
  6. Pratique esse padrão de 10 a 20 minutos por dia.

Você pode ter rinite (alérgica ou de outros tipos), desvio do septo nasal, pólipos nasais, sinusites, hipertrofia de cornetos ou simplesmente ser refém de um hábito respiratório errado. Nesse último caso, você vai precisar reaprender a respirar. E isso deve ser feito o quanto antes.

A dificuldade para respirar costuma estar vinculada à obstrução nasal, popularmente conhecida como nariz entupido, que se caracteriza pela redução na quantidade de ar que passa pelas fossas nasais durante o processo de respiração.

Um homem de 36 anos, morador da província de Fujian, no sul da China, consegue respirar pelo ouvido. O sujeito, chamado Zhang Xijiang, diz ter o dom desde a infância.

De tão frequente, esse hábito nem sempre chama a atenção ou liga o sinal de alerta de pais e tutores. Mas médicos ouvidos pela BBC News Brasil destacam que dormir de boca aberta— que tem a ver com alergias, rinites ou o crescimento de estruturas que obstruem o nariz — pode fazer muito mal à saúde.

A trend recomenda o uso de uma fita na boca com o intuito de garantir que a respiração ocorra pelo nariz durante o sono. Segundo os praticantes dessa nova “onda” das redes sociais, o objetivo é dormir respirando apenas pelo nariz para combater o envelhecimento e dormir melhor.

A razão mais comum para que uma pessoa durma de boca aberta é que ela esteja tentando respirar pela boca devido à alguma dificuldade do nariz. As principais causas dessa dificuldade são os problemas respiratórios como rinite, alergias, gripe e resfriado.

O nariz pode ficar entupido à noite na hora de dormir devido a uma combinação de fatores, incluindo mudanças na posição do corpo, mudanças na pressão do ar e mudanças nas vias respiratórias. Quando você se deita, a gravidade pode fazer com que o muco se acumule nas vias nasais, obstruindo o fluxo de ar.