Porque é mais fácil apontar os defeitos do que as qualidades?

Perguntado por: ccardoso . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Porque o ser humano é competitivo. E sempre é mais fácil apontar o defeito alheio do que tentar superar as qualidades do próximo. Por isso há tanta gente com discurso "elogioso a si e aos seus, depreciativo a todo o resto".

Aqueles que só Veêm Defeitos no Próximo,São Aqueles que Não Conhecem ou Conhecem e não Usam o Fundamento de [RESPEITAR]. Não desista de ser bom porque as pessoas veem apenas seus defeitos! A humanidade tem essa tendência natural de querer fazer predominar o mal sobre o bem.

Procrastinação. Esse é um dos grandes defeitos de uma pessoa. Aqui o desejo ou decisão da pessoa não são suficientes para levá-la a agir. Por isso a ação é sempre deixada para depois e, consequentemente, pode nunca vir a se realizar.

É muito melhor perceber um defeito em si mesmo, do que dezenas no outro, pois o seu defeito você pode mudar.

A Lei do Espelho se reflete quando afirmamos conhecer muito bem outras pessoas e, na verdade, o que fazemos é projetar sobre elas nossa própria realidade. Quando essa situação ocorre, colocamos nossa visão projetada de nós mesmos sobre a imagem física da outra pessoa – que é captada por nossos sentidos.

Causas da baixa autoestima

  • Não receber elogios e incentivos;
  • Falta de carinho;
  • Castigos frequentes;
  • Sofrer intimidações;
  • Violência física e psicológica;
  • Abusos.

Veja algumas dicas abaixo para ajudá-lo nessa jornada.

  1. Foque nas coisas boas em você Sabe aquela voz dentro de você que o critica? ...
  2. Tente novas experiências. ...
  3. Elenque as suas conquistas. ...
  4. Peça ajuda de pessoas próximas. ...
  5. Revisite as suas qualidades todos os dias. ...
  6. Questione-se constantemente. ...
  7. Faça terapia.

Busca excessiva de reconhecimento dos outros
A pessoa que busca muitos elogios costuma ficar dependente desse retorno externo para conseguir sentir-se merecedora de suas conquistas. Afinal de contas, a pessoa tem dúvidas e incertezas sobre o seu verdadeiro merecimento quando conquista algo.

Quem ama não enxerga defeitos, nem dificuldades, o amor verdadeiro é capaz de superar tudo, até mesmo as mais densas tempestades.

Ainda conforme os especialistas, outro perfil propício a nunca admitir seus erros são aquelas pessoas com rasgos de personalidade narcisista. Esses, normalmente utilizam sua perspicácia para detectar os erros alheios e usá-los como um contra-ataque.

Dito isso, veja quais defeitos citar em uma entrevista:

  1. Dificuldade para trabalhar com rapidez. ...
  2. Dificuldade para falar em público. ...
  3. Dificuldade para administrar o tempo. ...
  4. Necessidade de melhorar a escrita. ...
  5. Ser hiperativo e agitado. ...
  6. Confiar demais nas pessoas. ...
  7. Querer agradar a todos.
  1. Conheça os seus defeitos. Ao fazer uma pergunta como essa, o que os entrevistadores querem saber, na verdade, não é o seu pior defeito. ...
  2. Não apele para os clichês. Ao se autoexaminar, você vai encontrar inúmeros defeitos. ...
  3. Seja sincero. ...
  4. Mostre o que você faz para superar os defeitos. ...
  5. Dê exemplos.

Tem tudo a ver. Por funcionarem como o ponto de vista de uma outra pessoa, as câmeras não refletem a nossa imagem. Elas capturam e exibem a foto sem invertê-la, causando uma certa estranheza quando lembramos de nossa própria imagem, que é feita em nosso imaginário com base nos espelhos.

Porém, quando essa preocupação é excessiva e as olhadas no espelho ocupam grande parte do seu dia, pode se tratar de um transtorno conhecido como ansiedade do espelho.

Embora as pessoas estejam mais familiarizadas com o reflexo no espelho, ele mostra a imagem contrária. Sendo assim, o ser humano está tão acostumado com a versão inversa de sua imagem, que as fotos acabam causando estranhamento, uma vez que a estrutura facial é assimétrica.

O psicoterapeuta Nathaniel Branden, definiu a autoestima como: “Confiança em nossa capacidade de pensar; confiança em nossa habilidade de dar conta dos desafios básicos da vida; confiança em nosso direito de vencer e sermos felizes e a sensação de que temos valor.”

Por outro lado, as pessoas de caráter fraco são aquelas que em situações difíceis ou nem precisam ser difíceis, tomam atitudes erradas, como mentir, roubar. E muitas vezes fazem isso para prejudicar outra pessoa.

O vazio existencial é um sentimento de apatia e desmotivação que faz com que as pessoas deixem de ver sentido nas suas vidas. Em muitos casos, é experimentado por indivíduos que sofreram acontecimentos negativamente marcantes, como uma separação ou a perda abrupta de um ente querido.

A nossa intuição – ter pressentimentos, saber por vias inconscientes, sentir com a barriga, ter um frio na barriga, sentir um cheiro disso ou daquilo – pode nos ajudar e ser um dado a mais na avaliação sobre as possibilidades e os riscos. Algumas pessoas são mais intuitivas do que outras.

Quem ama de verdade demonstra até mesmo sem sentir. O amor verdadeiro não se engana. A banalização do amor é um grande problema da sociedade atual. Vemos muitos dizendo que amam, mas provando o contrário com atitudes egoístas e individualistas!

Que possamos ver o melhor no outro, porque defeitos todos temos, mas bondade é para poucos.