Porque é mais difícil engravidar depois dos 40 anos?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 16 votos

As chances de engravidar depois dos 40 anos são reduzidas porque as reservas de óvulos ficam menores com a idade.

Após os 40 anos, as pacientes têm maiores chances de ter aborto espontâneo, sendo que até 25% das gestações em idade materna avançada resultam em aborto; Enquanto a chance de gravidez cai progressivamente a partir dos 30 anos, a chance de aborto espontâneo sobe progressivamente na mesma época.

Probabilidade de engravidar
14,26% engravidam após 3 ciclos de tentativas. 26,49% engravidam após 6 ciclos de tentativas. 45,96% engravidam após 12 ciclos de tentativas.

Através de injeções ou via oral a mulher recebe medicamentos para estimular a produção de óvulos. Como nessa idade o problema pode estar relacionado a produção de óvulos esse tratamento pode ser muito eficaz.

Desde a primeira menstruação até a menopausa —que geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos—, é possível engravidar de maneira espontânea.

Ovodoação. A ovodoação é uma alternativa que ajuda mulheres a realizarem o sonho da gravidez através de óvulos jovens de outra paciente. Nesse sentido, é uma opção no caso de mulheres com diminuição da reserva ovariana causada por idade avançada, falência ovariana precoce, tratamentos oncológicos e doenças genéticas.

Como vimos, não há um remédio para engravidar rápido. O que existem são estratégias diversas que podem ajudar o casal a realizar o sonho de ter um bebê. A primeira delas é respeitar o período fértil.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

Depois dos 45 anos, as chances de engravidar são de 0,2% dentro de um ciclo menstrual. Ao considerar um ano inteiro de tentativas, as chances são de 1%. Então, se a menopausa ainda não chegou por aí, uma gravidez é totalmente possível, ainda que as chances de que isso aconteça sejam pequenas.

“As pacientes que engravidam a partir dos 35 anos têm mais chances de apresentar essas condições. A partir dessa idade, as mulheres também têm mais probabilidades de já estar acometidas por doenças crônicas, como a hipertensão e diabete prévia à gestação.

Segundo pesquisas, as chances de alguém engravidar após os 45 anos são baixas (menos de 1%), mas, como sabemos, bastam um óvulo e um espermatozoide para que “difícil não seja impossível”. Então, se você está nessa faixa etária, a caminho da menopausa, e acha que não há mais risco, cuidado!

Os chás que ajudam a engravidar são:

  1. Inhame: O inhame atua não só no organismo das mulheres que querem engravidar, mas também naquelas que entraram no climatério. ...
  2. Dente de leão: ...
  3. Urtiga: ...
  4. Salsaparrilha: ...
  5. Pimenteiro selvagem ou vitex: ...
  6. Chá verde: ...
  7. Unha de Gato: ...
  8. Uxi Amarelo:

Tomar chás, ingerir cápsulas de vitaminas, calcular o período fértil na tabelinha, pesquisar as melhores posições sexuais, os dias e horários mais promissores. Esses são alguns dos caminhos tentados por mulheres ou casais que pretendem aumentar as chances de engravidar no Brasil.

Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta principalmente ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum e que não exige muita atenção. Os outros sintomas citados podem ser evidentes para algumas mulheres e imperceptíveis para outras.

O medicamento mais conhecido para induzir a ovulação é o citrato de clomifeno, que estimula a produção do FSH. Esse indutor é encontrado na forma de comprimidos e tem baixo custo, mas só deve ser tomado com prescrição médica, pois pode oferecer riscos à saúde da mulher.

Aquecer o útero é uma das principais manobras utilizadas. Na Medicina Tradiiconal Chinesa, a essência do rim nutre o útero e espessa o endométrio, deixando-o apto para o embrião, um útero receptivo para a implantação, é um útero quente.

Vantagens da gestação depois dos 40 anos
A mulher com mais idade está mais madura e muito mais preparada para enfrentar os desafios da maternidade. Lembre-se também que a medicina evoluiu muito e, apesar de haverem mais riscos, hoje temos muito mais condições de acompanhar e tratar os problemas que poderão surgir.

Apesar de improvável, a gestação após os 45 é possível. A gravidez tardia, como também é conhecida, é aquela que ocorre após os 35 anos. Por isso, existe ainda uma divisão entre esse grupo e o de mulheres com mais de 45 anos, e o motivo é simples: o evidente aumento do risco da gestação.

Além do ácido fólico, outras vitaminas do complexo B contribuem para o aumento da fertilidade e uma gestação saudável. São elas: Vitamina B12: auxilia na absorção do ácido fólico e desempenha um papel importante na formação normal do sangue, na função neurológica e no metabolismo do bebê.

O chá de inhame como indutor de ovulação natural, tem sido um dos mais utilizados. Isso por ser fácil de usar, de gosto aceitável e também pelo baixo custo e facilidade de ser encontrado.