Porque é importante valorizar e preservar a cultura dos povos tradicionais?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Esses são elementos fundamentais para que uma população se reconheça como sociedade, como uma nação. Sendo assim, preservar a cultura ajuda a manter as tradições para que os habitantes de uma região se reconheçam nas manifestações criadas e mantidas de forma espontânea.

O primeiro passo para manter a nossa cultura viva é investir, acreditar e consumir a cultura local. Prestigiar as apresentações da banda de sua cidade, por exemplo, ou ainda comparecer às peças de teatro encenadas por um grupo local, mesmo que amador.

Preservar e respeitar a diversidade cultural, é imprescindível para a dignidade humana, dado que a está diretamente ligada à identidade social e aos Direitos Humanos, abrangendo aspectos intelectuais, econômicos, sociais, criativos, religiosos, sociais e identitários.

Ajuda a dissipar estereótipos negativos e preconceitos pessoais sobre diferentes grupos. Além disso, a diversidade cultural ajuda-nos a reconhecer e a respeitar “formas de ser” que não são necessariamente nossas.

O conhecimento da cultura local reforça a valorização bem como o incentivo ao desenvolvimento da região. Para estudarmos esses aspectos propulsores da realidade atual devemos levar em questão, que a cultura popular sofre alterações que contemplam os aspectos econômicos, administrativos, educativos e sociais.

A importância da cultura na sociedade
Como já mencionado, a cultura é o que cria a nossa identidade, compõe o nosso sujeito, grupos de pessoas e norteia as próximas gerações. Podemos afirmar que, para criar a cultura há uma somatória de gostos, hábitos, crenças e outros costumes.

Comunidades tradicionais historicamente ocupam territórios ameaçados pelo setor agropecuário, pelo garimpo, pelo desmatamento ou pela exploração desenfreada da fauna, flora e recursos hídricos. Esses povos, ao contrário, contribuem para a preservação da conservação desses territórios e manutenção da biodiversidade.

Valorizar as comunidades tradicionais significa olhar para essa história de invisibilização dessas comunidades, e reconhecendo viabilizar as políticas públicas que tenham condições de garantir os direitos delas.

A ideia é valorizar qualquer aspecto, independente da natureza, que possui algum tipo de valor histórico único para a cultura de determinado povo ou localidade. Se tornar um patrimônio cultural garante uma série de proteções para a sua manutenção e preservação.

O respeito às raízes, a compreensão do nosso passado e a valorização da nossa história nos forma como povo capaz de refletir e construir a própria trajetória.

Por meio do patrimônio histórico cultural podemos conhecer a história e tudo que a envolve. Por exemplo, a arte, as tradições, os saberes de determinado povo. Preservar e valorizar os elementos culturais de um povo é manter viva a sua identidade. Trata-se, portanto, de um ato de construção da cidadania.

O importante é respeitarmos o outro, mesmo se não concordarmos com alguns aspectos de sua vida. Não nos cabe julgar ou ser intolerantes. Quando não ouvimos ou não aceitamos nada além do que acreditamos como verdade, podemos agir com base em preconceitos e até de forma discriminatória.

A diversidade é a fonte da nossa riqueza
Afinal, pessoas se comportam, agem e existem de maneiras completamente diferentes e merecem ser respeitadas em suas escolhas e manifestações. Por isso, a Constituição Federal de 1988 traz a dignidade humana logo no art.

A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.

Em nosso país, por exemplo, os estados e regiões têm suas tradições, que ajudam a contar a nossa história e entender melhor a identidade do povo brasileiro. Assim, as crianças se desenvolvem com mais empatia, consciência social e responsabilidade.

As tradições têm, portanto, papel fundamental em nossas vidas: elas colaboram para que tenhamos consciência coletiva da nossa história, das nossas raízes, e despertam em nós interesse por viver dentro de nossa cultura.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

A cultura é um elemento de transformação, que também pode criar possibilidades para a vida profissional de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Sim, é importante para um povo conhecer e preservar a cultura do lugar onde vive, pois cultura é um termo estritamente relacionado à identidade, e ao se ter noção dos aspectos que o tornam único, um povo passa a dar mais valor a sua história entendendo que é determinante se manter seus preceitos originais para a ...