Porque é importante ter uma atitude positiva?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 22 de maio de 2023
3.9 / 5 14 votos

Uma atitude positiva melhora a capacidade da pessoa de criar novas estratégias de ação, mesmo diante de casos clínicos graves, porque prepara o indivíduo para as situações que estão por vir. Assim, o impacto das circunstâncias é menor, o que diminui o estresse de forma significativa.

A atitude positiva no trabalho também ajuda a diminuir as distrações e a manter o foco nas tarefas importantes. Pessoas com uma mentalidade positiva tendem a evitar queixas desnecessárias ou preocupações excessivas, usando o tempo para construir coisas.

A pessoa que têm iniciativa em geral fazem as coisas acontecerem, criam soluções para os problemas, são capazes de se anteciparem aos fatos, a pessoa com iniciativa é no fundo uma grande reivindicadora. Já as crianças são grandes reivindicadoras porque sabem que existe um potencial de conseguir o que se deseja.

De modo genérico, pessoas positivas são aquelas que nutrem pensamentos positivos e lançam mão (mesmo que involuntariamente) da psicologia positiva para alcançarem seus objetivos. O pensamento positivo é uma forma de processar informações com uma visão otimista.

O que é ter um comportamento positivo
Basicamente, um comportamento positivo é quando alguém sabe e entende os seus limites. Isso quer dizer que a pessoa tem profundo entendimento de quais são as atitudes mais bem-vindas em um ambiente de trabalho e fora dele também.

O bom comportamento profissional traz benefícios para empresas e seus colaboradores. Sendo assim, além de gerar excelentes trabalhadores para o mercado, seu negócio também terá excelentes resultados e uma boa imagem em relação à concorrência.

O que é Atitude:
Atitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito. De acordo com a psicologia, a atitude é comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes. As atitudes determinam a vida anímica de cada indivíduo.

Uma pessoa com atitude é alguém comprometida com os seus objetivos, essa pessoa é comprometida em ajudar os outros, mas ajuda a sim mesma também. As atitudes cumprem com várias funções na vida social, sejam elas instrumentais, expressivas, de adaptação social ou defensivas, por exemplo.

Participar de projetos sociais ajuda a ampliar a nossa visão de mundo, nos ajudando a perceber as diferentes perspectivas de vida existentes e nos torna mais humanos.

Aumenta a credibilidade da sua iniciativa
Ter uma iniciativa formalizada pode ajudar a sua OSC a ser vista com mais credibilidade, fazendo com que cada vez mais pessoas desejem fazer doações ou até mesmo participar como voluntários.

Atitudes no trabalho: quais são e como aplicar no dia a dia

  1. Saber ouvir o que os outros têm a dizer.
  2. Pensar em soluções, não no problema.
  3. Buscar um bom relacionamento com todos.
  4. Ser proativo com projetos da empresa.
  5. Tenha comprometimento com suas metas e objetivos.

A atitude é uma determinada disposição ou postura para perceber, pensar ou agir, que se manifesta ao ambiente a partir do corpo (exemplo: posturas, gestos) ou por meio de palavras (exemplo: tom de voz, modulação).

Significado de sem atitude: É pessoa que não age, que não tem iniciativa.

A tomada de decisões pode ser afetada por muitos fatores como ansiedade, depressão, transtornos de personalidade, crenças, pensamentos e até mesmo pelas emoções.

Refletem sobre o progresso que obtiveram aos seus objetivos.
Reservam diariamente um tempo só para refletir se estão fazendo as coisas da maneira correta e se precisam de melhorias. Assumem seus próprios erros e se esforçam para continuar crescendo.

Ter uma “atitude positiva” significa que a pessoa acredita que tudo acontece da melhor forma no final. Uma pessoa com uma “atitude negativa” tende a acreditar que seus melhores dias ficaram no passado e que não há nada pelo que “ansiar” e considera isso uma perda de tempo e energia.

Quem pensa positivo certamente faz a escolha mais assertiva e feliz para sua vida. Isso mesmo: pensar positivo é uma escolha! A ciência mostra que os pensamentos desencadeiam respostas químicas que fortalecem ou enfraquecem o indivíduo, uma vez que o cérebro produz diferentes hormônios para cada tipo de pensamento.

O reforço positivo é uma técnica que visa, por meio da introdução de recompensas, incentivar e consolidar comportamentos desejados. Ele tem origem no behaviorismo — psicologia comportamental — sendo aplicado primeiro na terapia comportamental e, depois, na educação.