Porque é importante ter um cachorro?

Perguntado por: fmendes9 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Além disso, um cão (ou outro animal de estimação) pode oferecer um suporte social e emocional importante e é um “poderoso indicador de mudanças de comportamento que podem levar à perda de peso”, comenta a associação.

Ou seja, além da troca de carinho, cães e gatos também ajudam a lidar com problemas como depressão, solidão e ansiedade. Isso acontece porque quando o humano passa parte do dia com um animal, ele passa a produzir mais hormônios como a ocitocina e serotonina, responsáveis pelo humor.

Cães são ótimos exemplos de equilíbrio e coragem espiritual. Eles são benfeitores espirituais que nos esclarecem que todos precisam considerar os diversos animais que nos rodeiam como existências em evolução no planeta Terra, assim como nós.

O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles. Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras. Isso porque ele sabe que com aquela pessoa, não ficará desamparado.

De acordo com os cientistas, cães mais agressivos crescem mais rapidamente, gastam mais energia e morrem mais cedo. Cães podem ser capazes de detectar o câncer de próstata. A constatação é de um estudo produzido pela Associação Americana de Urologia.

A interação com os animais reduz a produção de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse, e aumenta a liberação de endorfina e ocitocina, ligados ao prazer. Assim, o apego ao animal de estimação está relacionado ao funcionamento emocional positivo, reduzindo a ansiedade.

Cães amam brincar, o que envolve movimento: correr, buscar uma bola, pular. É um bom lembrete para que nós também brinquemos e movimentemos nossos corpos todos os dias. Brincar abre a mente e o espírito para todo tipo de novas ideias.

O convívio com animais de estimação estimula a produção e a liberação de endorfina e serotonina, hormônios que estão associados à sensação de relaxamento e bem-estar. Tanto que o número de animais adotados durante a quarentena aumentou até 400% em algumas regiões.

Estudos mostram que cães exploram mais na presença de alguém da confiança deles. Então ter um humano preferido aumenta muito a autoconfiança do cachorro", explica. Os sentimentos caninos são bem variados e também expressos de diferentes maneiras.

Cães vêem o mundo de maneira bem diferente da nossa. De certo modo, é como se eles estivessem vivendo em um mundo paralelo. Assim como percebem coisas que não temos capacidade de notar, nós notamos coisas que eles não podem perceber.

O cão, usado pelos judeus como guardião da casa e do rebanho, era, no entanto, considerado nos tempos antigos como um animal impuro e, portanto, tinha um valor negativo.

Isso significa que eles conseguem perceber quando os tutores estão ansiosos, tristes ou com raiva, por isso, tentam se aproximar deles para demonstrar apoio e consolá-los. O comportamento canino é muito complexo, mas é possível encontrar semelhanças entre os hábitos dos cães e dos humanos.

Cães veem os donos como se fossem seus pais – Qualittas Blog. Que fofura. E como você é o pai, claro, seu cachorro age como se fosse uma criança – mesmo se ele já estiver velhinho. Foi o que 22 cachorros mostraram numa pesquisa liderada pela veterinária Lisa Horn, da Universidade de Viena, na Áustria.

Você já se perguntou o que o cachorro sente quando recebe carinho? Esse ato dá uma grande sensação de bem-estar para o animal. É como se ele estivesse recebendo uma massagem super relaxante, capaz de eliminar todo estresse e deixá-lo bem calminho. Ao sentir o carinho, o pet fica muito mais leve durante o dia.

O que significa quando o cachorro lambe muito o dono? Os cães podem lamber seus tutores por outras diversas razões, como pedir carinho, chamar a atenção, ou até mesmo se o tutor está transpirando bastante. Pois juntamente com o seu olfato aguçado, os cães têm papilas gustativas na língua que detectam sabores.

Apesar dos cachorros serem ótimos leitores corporais e se comunicarem bastante conosco por gestos, eles podem, sim, aprender por associação o significado das palavras. Ou seja, eles são capazes de entender (e responder) ao seu nome!

Uma das palavras que a maioria dos humanos costuma dizer para os seus companheiros animais é a palavra “não” (e não só para os animais, para as pessoas também).

Os animais possuem consciência de si mesmo, alguns, como os cães por exemplo, podem inclusive se reconhecer no espelho. Além das sensações físicas, como frio, calor e dor, eles possuem também emoções, como medo, afeto, felicidade e tristeza.