Porque é importante saber a queixa principal do paciente?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Qual a importância da queixa principal em uma anamnese? A queixa principal é o motivo que levou o paciente a procurar atendimento médico. Ela deve ser anotada da forma como o paciente falou, ou seja, você não deve usar termos técnicos, e sim as palavras do paciente.

Queixa principal (QP)
A queixa principal deve ser anotada da forma como o paciente falou, ou seja, você não usa termos técnicos, deve ser ESCRITA COM AS PALAVRAS DELE.

Ao realizar uma boa anamnese e um completo exame físico torna-se possível aumentar o elo de confiança entre profissional de saúde e cliente, coletar dados indispensáveis para o seu tratamento, identificar sinais e sintomas.

Toda relação entre médico e paciente é ampliada com o auxílio da tecnologia. Saber que o ambiente onde vamos está organizado, atende bem, sabe o que seu paciente gosta e onde ele está pode ser essencial na escolha de uma próxima consulta. Como você percebeu, conhecer seus pacientes demanda dedicação.

A Queixa Principal (QP) é o momento para perguntar ao paciente o motivo dele ter procurado ajuda médica, isso significa que o médico precisa extrair do paciente o motivo principal da sua presença no consultório.

Principais etapas da anamnese

  • 3.1. Identificação.
  • 3.2. Queixa Principal.
  • 3.3. História da doença atual.
  • 3.4. História da doença pregressa.
  • 3.5. Interrogatório sintomatológico.
  • 3.6. Antecedentes pessoais, familiares, hábitos e condição socioeconômica.

*Procedência: refere-se à residência anterior do paciente. Por exemplo, se o paciente mora em Goiânia (GO), mas veio de Boa Vista (RR), deve-se registrar essa última localidade. Queixa principal (QP): Em poucas palavras, o profissional registra a queixa principal, o motivo que levou o paciente a procurar ajuda.

Ele reúne informações históricas sobre doenças atuais, anteriores, males que afetam familiares e atendimentos de saúde prestados, colhidas durante anamnese, avaliação física, exames e tratamentos. Cada dado é registrado e arquivado como parte do prontuário médico, seja em papel ou em formato eletrônico.

1ª Etapa — Identificação
Logo, devem ser considerados alguns itens. Os principais são: Nome — certifique-se de que anotou o nome completo do paciente, para facilitar o arquivamento do prontuário e, acima de tudo, criar uma relação mais consolidada com o paciente.

Humanização do profissional da saúde
O profissional da saúde deve entender que seu ofício vai além de cumprir horário, de respeitar as normas de trabalho, entre outras responsabilidades. Lidar com vidas humanas demanda, acima de tudo, um posicionamento individualizado com estima e apreço.

Quais fatores a experiência do paciente aborda?

  • Qualidade, segurança e resultados no serviço;
  • Trabalhar com os princípios básicos de pessoalidade, bom trato, otimização de tempo e custo;
  • As pessoas desejam um serviço personalizado, serem ouvidas, comunicação clara e tratamento digno.

As melhores práticas para a segurança do paciente

  1. Criação de uma Política de Segurança do Paciente. ...
  2. Atribuir responsabilidades. ...
  3. Comunicação contínua e responsabilidade. ...
  4. Permita o feedback. ...
  5. Equipamentos médicos adequados. ...
  6. Fornecer educação ao paciente. ...
  7. Uso equipamento de proteção individual. ...
  8. Eliminação adequada de resíduos.

O envolvimento do paciente e de seus acompanhantes ou familiares também é uma barreira importante para se evitar erros de identificação. Para tal, eles deverão ser informados do processo de identificação e de sua ocorrência obrigatória antes dos cuidados.

A identificação de todos os pacientes, seja em regime de hospital dia, internação ou atendidos no serviço de emergência ou no ambulatório, deve ser realizada em sua admissão no serviço através de pulseira de identificação, pelo prontuário ou etiquetas de identificação.

O diagnóstico preciso é fundamental para que os médicos possam identificar corretamente os elementos que estão afetando a saúde de seus pacientes. Consequentemente, é possível estabelecer a melhor conduta para restabelecê-la. É imprescindível discernir, com clareza, a natureza dos problemas de saúde.

Saber adequar a linguagem utilizada permite que o diálogo aconteça com fluidez, melhora a imagem do médico perante o paciente e ainda faz com que ele se sinta mais próximo do profissional.

A comunicação é, de fato, um fenômeno contínuo e não seria diferente em um ambiente hospitalar, e nesse contexto, o trabalho em equipe é visto como estratégia que suaviza a carga de trabalho e deixa a assistência mais efetiva, somando forças para melhorar o processo de trabalho.

- É a parte da anamnese que contém mais informações sobre o processo saúde-doença atual do paciente, mas também são as mais difíceis para serem obtidas corretamente. - Deve conter a totalidade e os detalhes dos sintomas pertinentes ao caso, caracterizados adequadamente.

Etapa 1 – Identificação do paciente
Quando falamos sobre quais as etapas da anamnese, é importante sempre começar com a identificação do paciente. Isso inclui ter acesso a informações como nome, idade, gênero, profissão, estado civil, etnia, hábitos de saúde etc.

Resumidamente, a ficha anamnese funciona como uma entrevista com o cliente. O objetivo é obter informações essenciais sobre ele relacionadas à sua saúde, seus hábitos e o seu objetivo com o procedimento estético. Com a ficha completa, é possível propor o melhor tratamento e aumentar as chances de sucesso.

Na medicina, a anamnese é o diálogo estabelecido entre profissional de saúde e paciente com o objetivo de ajudá-lo a lembrar de situações e fatos que podem estar relacionados a sua doença. Parte-se de uma queixa principal para entender a doença atual e reconstituir a história clínica daquele paciente.