Porque é importante reciclar e reutilizar?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 27 de abril de 2023
3.9 / 5 19 votos

Além de diminuir os lixões e aterros sanitários, a maioria dos resíduos não-orgânicos que são gerados em casa pode ser reciclada, o que economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo.

Resumidamente a reutilização é a continuação do uso de um produto, seja na mesma função ou não. Já a reciclagem é a transformação física e/ou química de um material descartado, com o intuito de se obter uma matéria-prima ou um novo produto.

A reciclagem usa menos energia no processamento e no fornecimento de novas matérias-primas, o que significa menos emissões de gás carbônico. Além disso, ela retira os resíduos liberadores de gás metano dos aterros sanitários.

Poluição do ar; poluição das águas; poluição do solo; poluição dos alimentos; po- luição dos lençóis d'água; proliferação de diversas espécies de animais vetores ou trans- missores de doenças.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

Reutilizar: produto usado não é lixo
Ao reutilizar um produto, você pode aplicá-lo novamente na mesma função ou não, combatendo o desperdício. Desse modo, papéis usados podem se transformar em blocos de rascunho, móveis podem ganhar novas funções, garrafas podem se tornar objetos de decoração, etc.

Tipos de reciclagem

  • Papel. Dentre os cestos coloridos usados para separar os recicláveis, o papel deve ser descartado nas lixeiras azuis. ...
  • Vidro. O vidro deve ser descartado na lixeira verde, destinada a materiais recicláveis. ...
  • Plástico. ...
  • Metal. ...
  • Reciclagem mecânica. ...
  • Reciclagem energética. ...
  • Reciclagem química.

4 dicas para fazer a reciclagem do lixo em sua casa

  1. Aproveite o máximo do lixo orgânico. ...
  2. Separe o lixo seco pelo tipo de materiais.
  3. Tenha muito cuidado no descarte de resíduos perigosos.
  4. Adote e ensine atitudes sustentáveis às crianças.

A ação de reutilizar significa prolongar a vida útil dos produtos, dando novos usos a materiais que seriam jogados no lixo.

Você sabe a função dos 3 Rs? O “Reduzir” engloba economia de todas as formas possíveis; o “Reutilizar” envolve o reaproveitamento do produto; já o “Reciclar” remete à separação do que é e não é lixo, e ao envio de embalagens para a reciclagem.

Reutilizar: Reaproveitar o produto da mesma ou de outra forma, dando uma vida útil maior; Reciclar: É transformar o que não tem mais vida útil, em algo novo.

Diminuição da poluição do ar, água e solo:
Isso influencia, de forma indireta, algumas questões de saúde pública, pois quanto menos lixo tiver nos aterros, menor é o risco de contaminação do solo e dos rios, o que também diminui a propagação de doenças e agentes patogênicos.

O setor de reciclagem, por meio do cooperativismo e da economia solidária, além de contribuir com a redução da pobreza e da fome extremas por meio da geração de trabalho e renda, grandes objetivos para o desenvolvimento sustentável (ODS 1 e 2, respectivamente), ele contribui significamente para a construção de cidades ...

Não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.

  1. Economize energia. ...
  2. Economize papel. ...
  3. Tenha um dia vegetariano. ...
  4. Desligue a torneira. ...
  5. Reduza o consumo de plástico.

Entre os principais desafios para que a reciclagem se torne uma prática mais comum no território brasileiro estão: a falta de conhecimento por parte da população de como a reciclagem é feita, a pouca oferta de coleta seletiva pelo país, a dificuldade em alcançar uma maior viabilidade econômica, a ausência de estrutura ...

A prática da reciclagem prolonga a vida útil dos aterros sanitários; diminui o desperdício e o depósito de lixo em lugares clandestinos e inadequados; minimiza o aparecimento de vetores que vivem e se alimentam de resíduos; reduz o consumo de energia na produção; e gera renda pela comercialização dos recicláveis.

Os materiais mais reciclados são o vidro, o metal, o papel e o plástico, mas para cada tipo de material existem algumas exceções. O papel é um dos produtos mais utilizados do mundo, por isso sua reciclagem é muito importante.

O resultado disso é o aquecimento global; alterações do ciclo natural de animais e plantas; falta de água; poluição do ar e água; entre outros. No futuro, isso tudo pode ser ainda pior, com a ausência de água potável, energia elétrica e alimentos, além de muitos problemas sociais.