Porque e importante que o círculo trigonométrico tem raio 1?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Com raio de valor 1, o centro de origem do círculo fica no plano cartesiano. O assunto é uma subdivisão da trigonometria e permite determinar o seno e cosseno dos ângulos, além de ser base para compreender as funções trigonométricas.

No círculo trigonométrico do cosseno, o primeiro e quarto quadrantes são positivos, enquanto o segundo e terceiro quadrantes são negativos. No caso do seno, temos o primeiro e o segundo quadrante positivos, enquanto o terceiro e quarto quadrantes são negativos. Portanto, O seno de 90º é igual a 1.

O raio denotado por r é qualquer seguimento de reta que parte do centro e vai até a circunferência. A distância r é de grande importância para calcular-se a área e o comprimento da figura. Não pare agora...

Os círculos trigonométricos são usados para representar ângulos. Círculo trigonométrico (também denominado de ciclo trigonométrico) é uma circunferência usada para representar ângulos e estão relacionados com os números reais. Com raio de valor 1, o centro de origem do círculo fica no plano cartesiano.

Dado um ângulo de medida x, a função cosseno é a relação que associa a cada xR$ o número real cos(x). Esta função é denotada por f(x)=cos(x) ou y=cos(x).

Seno e co-seno de ângulos notáveis (0°, 30°, 45°, 60° e 90°)

X90º
sen x01
cos x10

Para fazer a construção do círculo trigonométrico, utilizamos dois eixos, um vertical e um horizontal, como um plano cartesiano. O eixo horizontal é conhecido como eixo dos cossenos, e o eixo vertical é conhecido como eixo dos senos.

Para que serve a tabela trigonométrica? A função da tabela trigonométrica é fornecer a relação de um ângulo com os seus respectivos valores de seno, cosseno e tangente. Essas tabelas foram desenvolvidas com o objetivo de facilitar os cálculos relativos à trigonometria.

Ou seja, o máximo valor que sen (x) pode assumir é igual a 1 e o mínimo valor é -1! A função seno nunca ultrapassará estes valores!

Como sen 0° = 0, concluímos que tg 0° = 0. Para o ângulo de 90°, como cos 90° = 0, a tangente não existe.

1° corresponde a 1/360 da circunferência. A circunferência é dividida em 360 partes iguais ligadas ao centro, sendo que cada uma delas apresenta um ângulo que corresponde a 1°.

O raio é a metade do diâmetro de uma circunferência. Pode ser definido também como a distância do centro a um ponto qualquer da circunferência.

Os relâmpagos se originam da quebra de rigidez dielétrica, isto é, da capacidade isolante do ar. A quebra de rigidez do ar ocorre quando o campo elétrico é suficiente para ionizar os átomos do ar e acelerar os elétrons a ponto de produzir uma descarga.

Além de permitir identificar facilmente o seno, o coseno e a tangente, também é útil em muitas outras circunstâncias, tais como: verificar a que quadrante pertence determinado ângulo, reduzir ângulos ao primeiro quadrante, verificar o sinal das razões trigonométricas de um ângulo, comparar a ordem de grandeza entre ...

Hiparco

Hiparco construiu uma tabela com os valores das cordas de uma série de ângulos de 0° a 180°. A construção da primeira tabela trigonométrica da história da Matemática representou um grande avanço para a Astronomia e valeu a Hiparco o título de Pai da Trigonometria.

Seno, cosseno e tangente são divisões realizadas entre as medidas de lados de um triângulo retângulo. Elas podem ser usadas para relacionar essas medidas de lados a medidas de ângulos, formando um estudo conhecido como Trigonometria. Essas divisões são conhecidas como razões trigonométricas.

Os estudos são feitos de acordo com as seguintes definições: Seno (sen): razão entre os lados que formam um dos ângulos agudos (menor que 90°). Cosseno (cos): razão entre o valor do cateto adjacente e a medida da hipotenusa. Tangente (tg): razão entre o seno e o cosseno de um dado ângulo ou entre os catetos.

Além disso, repare que quando for 90° o prolongamento do raio não atingirá o eixo das tangentes, logo não existe a tangente de 90°.

Grau (°) A unidade principal de medida de um ângulo é o grau (°). 1° (um grau) equivale a de uma circunferência, ou seja, 1° corresponde a uma das 360 partes em que uma circunferência foi dividida.

A lei dos senos é uma relação matemática entre os lados e os ângulos de um triângulo qualquer. A fórmula para a lei dos senos é asen asenˆA=bsenˆB=csenˆC, em que a, b e c são os lados de um triângulo e ˆA, ˆB e ˆC são os ângulos opostos, respectivamente.