Porque é importante punir?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Nesse contexto, a punição passou a desempenhar dois relevantes papéis: prevenir ações que perturbam a paz social e limitar o arbítrio do Estado na aplicação da penas.

Jus Puniendi é o poder/dever de punir do Estado. Etimologicamente significa direito de punir, mas na prática é um poder/dever do Estado em relação aos seus cidadãos, ou seja, quando alguém viola uma norma penal é o Estado quem deve puni-la por isso.

Somos punidos e punimos porque fazemos peripécias que são fundamentais na vida social. e. Punimos e somos punidos porque reconhecemos coletivamente que se fizermos mal a alguém, uma pessoa também poderia nos condenar ou punir.

Consequências da punição
Desperta sentimentos como medo, raiva e vingança ao invés de respeito e empatia. Os hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina, aumentam e isso diminui a capacidade de foco e concentração da criança.

Punição é diferente de castigo. Na punição, a pessoa responsável assume o papel e a responsabilidade de ajudar o desenvolvimento do outro, visando o bem deste, e não o seu próprio bem. A punição não deve ser desencadeada sob controle das emoções pessoais, mas, sim, do comportamento inadequado do outro.

Resumindo: no modelo da vingança, retribui-se o mal que já ocorreu com um novo mal, um modelo orientado para retribuir, para o passado; no modelo da lei e da punição, prevê-se um mal futuro certo para uma violação presente incerta, um modelo orientado para prevenir, para o futuro.

Há uma grande diferença entre o castigo e a disciplina quando se trata de educar e corrigir as crianças. O castigo está mais focado em fazer a criança sofrer uma consequência por ter quebrado uma regra, enquanto com disciplina o que fazemos é ensiná-la a tomar a melhor decisão caso a mesma situação aconteça novamente.

Leis que possam prevenir e coibir os Crimes Penais de risco. Para a teoria funcionalista o fundamento da punição é a sua função enquanto ferramenta preventiva de delitos e com cunho pacificador de conflitos sociais, que integrem o autor do crime à sociedade.

verbo transitivo direto, bitransitivo e pronominal Castigar; impor uma pena ou castigo a: punia o bandido; puniu de morte o ditador; punia-se de sofrimento. verbo transitivo direto Ser utilizado como castigo: a tragédia não puniu seus erros.

O direito de punir estatal está limitado no modo, pois deve respeito aos direitos e garantias fundamentais como, por exemplo, o devido processo legal. Encontra limites no espaço, pois, em regra, aplica-se a lei penal aos fatos praticados no território brasileiro.

O direito de punir do Estado ou “jus puniendi” pelo Estado, só será legítimo quando dentro de um devido processo legal que respeite as garantias fundamentais previstas na Constituição e dentre elas está a presunção da inocência. E assim, preservar e respeitar à dignidade da pessoa humana.

A punição, portanto, atua como um mecanismo social regulador em dois distintos aspectos: ela regula a conduta diretamente por meio da ação social física, mas também regula significados, pensamentos, atitude – e conduta – mediante um meio de significação um tanto diferente (Idem, p. 252).

O que devemos entender é que nem sempre o fato de haver um conjunto de punições e sansões (físicas, econômicas, religiosas e sociais) é suficiente para garantir que não haja desvios de comportamento na sociedade.

Outro ponto importante a se pensar são os efeitos colaterais do uso de punição, são eles: tendência a contra-atacar o punidor; reações emocionais desagradáveis (como paralisação e ansiedade) e aumento do comportamento violento (Mayer; Gongora, 2011).

Para Skinner, punição é um "procedimento" definido pela apresentação de um estímulo reforçador negativo ou pela retirada de um reforçador positivo, cujo efeito supressor se deve à ocorrência de respostas competitivas. Skinner focaliza suas análises nos subprodutos indesejáveis produzidos por essa técnica.

A punição positiva envolve a apresentação de um estímulo aversivo após a ocorrência de um comportamento. Por exemplo, quando um aluno fala fora de hora no meio da aula, o professor pode repreender a criança por interromper; Punição negativa: Este tipo de punição também é conhecido como "punição por afastamento".

O objetivo de um castigo é ser educativo, não punitivo. Portanto, para que uma criança seja castigada, é importante que tenha alguma clareza para entender o que é certo e errado.

Sobretudo, o castigo não funciona a longo prazo porque não cumpre o objetivo de educar e de ensinar a relação entre ação e reação, causa e consequência. Isso só se consegue com muito diálogo, proximidade, vínculo e, claro, bastante trabalho.

Há dois tipo de punição: positiva (onde se apresenta um estímulo desagradável. Ex: Dar palmadas) e negativa (onde se remove estímulos agradáveis. Ex: Ficar de castigo sem poder sair do quarto).

1 condenação, coima, castigo, corretivo, correção, lição, multa, pena, penalidade, repreensão, sanção.

A vingança traz pessimismo, ódio, ressentimento… “Essas sensações vão enferrujando a alma”, diz o especialista. A vontade de se vingar gera vários males, como ansiedade, depressão e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Outro mal comum entre os vingativos é a fobia social.

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