Porque é importante o incentivo da leitura?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Estudos comprovam que crianças que são estimuladas e ler desde cedo, desenvolvem sua capacidade cognitiva de maneira superior àqueles que não leem. A leitura aumenta a capacidade de concentração, foco, aprendizado, interpretação, e por aí vai.

Crie uma rotina de leitura e dê o exemplo
Só assim ler se tornará parte da rotina da criança. Escolha um horário para ler todos os dias com o pequeno, como antes de dormir por exemplo. O restante da família também vai se beneficiar de criar o hábito da leitura. Com isso, todos serão um exemplo para as crianças.

A leitura promove a reflexão e favorece um raciocínio claro. Dessa forma, o aluno adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento. Além de questionar e formular argumentos bem fundamentados.

Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.

A leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros.

A importância da leitura na infância
Mais do que apenas fazer parte do processo de alfabetização, a leitura na infância ajuda no desenvolvimento de diversos campos da vida dos pequenos. Esse hábito pode, inclusive, influenciar comportamentos e impactar na escolha da profissão que será seguida no futuro.

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

  1. Conheça os interesses de cada aluno. ...
  2. Dê feedbacks constantes. ...
  3. Preste atenção em cada estudante. ...
  4. Ofereça recompensas para motivar os alunos. ...
  5. Incentive o uso da tecnologia em sala de aula.

Atribui-se à leitura um valor positivo absoluto: ela traria benefícios óbvios e indiscutíveis ao indivíduo e à sociedade – forma de lazer e de prazer, de aquisição de conhecimentos e de enriquecimento cultural, de ampliação das condições de convívio social e de interação.

O papel da coordenação para reforçar o hábito da leitura
Para além da leitura na sala de aula, incentivada pelos professores de cada disciplina, o hábito de ler um livro pode ser incentivado também pela coordenação e gestão pedagógica.

Descobrir novos mundos, conhecer personagens, estimular a criatividade. Essas são algumas habilidades que podem ser desenvolvidas através da leitura. O hábito de ler deve ser cultivado no dia a dia das crianças para se tornar uma rotina comum e familiar.

Através da leitura, temos a oportunidade de adquirir conhecimento, sabedoria, descobrir mundos novos, desenvolver uma capacidade analítica e crítica frente às situações de vida, e consequentemente, a possibilidade de atuação ativa na formação e no desenvolvimento do meio onde estamos inseridos.

A leitura é muito importante, pois faz o aluno adquirir subsídios de como escrever. Para aprender a ler, etapa considerada decisiva no processo de alfabetização/letramento, é preciso uma prática constante de leitura de textos diversificados.

Despertar o interesse dos alunos pela leitura é uma missão trabalhosa, principalmente quando não há motivação e incentivo desde a educação básica. A leitura traz inúmeros benefícios como: melhorar a capacidade de interpretação, despertar a criatividade, aperfeiçoar a comunicação e proporcionar mais aprendizado.

A falta de leitura, faz com que as pessoas diminuam sua capacidade de compreensão e a capacidade de escrever, coisa que os países mais bem desenvolvidos do mundo sabem e procuram, através de várias ações não deixar isso acabar.

Acesso ao conhecimento, crescimento profissional e diversão estão entre os benefícios da leitura. A leitura é algo importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de outros benefícios.

Leitura é a ação de ler algo. É o hábito de ler. A palavra deriva do Latim "lectura", originalmente com o significado de "eleição, escolha, leitura". Também se designa por leitura a obra ou o texto que se lê.