Porque é importante o acompanhamento da rotação de pessoal?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

A rotatividade de pessoal é um assunto de grande relevância pois está presente no cotidiano das organizações e sem a devida atenção dos gestores, pode gerar prejuízos pelos altos custos envolvidos na substituição nos postos de trabalho, como por exemplo: custos com contratação, integração, além da influência na ...

É importante calcular o turnover para não sofrer prejuízos na produtividade e impactos financeiros no negócio. Isso porque, quando a empresa perde bons funcionários, que se adequam ao seu perfil, mas não querem ficar nela, ela perde também a oportunidade de bons resultados.

Nesse sentido, altos índices de rotatividade interna podem representar maiores gastos, além de uma imagem negativa da empresa perante colaboradores, clientes e concorrência. Na área de Recursos Humanos, a rotatividade ou turnover representa o número de entradas e saídas de funcionários de uma empresa.

Em Recursos Humanos, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores.

No final, a rotatividade pode ser um grande aprendizado para a organização, criando um espaço para novos talentos com boas idéias e para que os funcionários atuais cresçam em papéis de maior responsabilidade.

A rotatividade de funcionários (ou Turnover em inglês) está relacionada com o desligamento de colaboradores e a entrada de outros para substituí-los, ou seja, a rotatividade é caracterizada pelo fluxo de entradas (admissões) e saídas (desligamentos e demissões) de pessoas em uma organização.

A rotatividade nas empresas (turnover) pode ser consequência de diversos fatores, desde o clima organizacional ruim a cenários econômicos desafiadores, queda nas receitas, pressão por resultados ou, inclusive, falta de motivação dos funcionários.

Pode-se destacar que há custos para a equipe, e o elevado turnover pode impactar o clima organizacional e o engajamento das outras pessoas do time. A alta rotatividade muitas vezes influencia outros funcionários, que podem buscar outras oportunidades.

Primeiramente, um alto índice de turnover pode impactar negativamente a produtividade da organização. Isso porque a constante saída e entrada de colaboradores gera descontinuidade nos processos e demanda mais tempo e recursos para treinar novos funcionários.

Qual é a taxa ideal de turnover? Especialistas da área de gestão recomendam que a empresa trabalhe com uma taxa de turnover entre 5% e 10% ao ano. Acima disso poderá trazer sérios problemas financeiros à empresa. Mas é preciso considerar as diferenças e as características de cada mercado de trabalho.

A análise de rotatividade tem por objetivo verificar os prazos médios de rotação dos elementos do ciclo operacional da empresa.

Deterioração do clima organizacional. Perda de talentos para a concorrência. Custos de desligamento e verbas rescisórias. Custos de aquisição de novos funcionários.

Alta rotatividade ou turnover é o termo usado para indicar as alterações no quadro de funcionários de uma empresa. Esse é um índice de extrema importância para um RH estratégico. A partir dele, é possível identificar diversos problemas na gestão de pessoas e até na gestão do clima organizacional.

Além de criar um ambiente de trabalho tóxico, ele pode causar problemas psicológicos para seus colaboradores, como: ansiedade e estresse, afetando o clima organizacional da empresa e não dando espaço para que os trabalhadores tenham um desenvolvimento profissional, uma vez que não passam de executores de tarefas.

A formula para calcular o turnover é: (Admissões totais + Demissões totais ÷ 2) ÷ Número total de colaboradores x 100.