Porque é importante estudar a Doutrina Espírita?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

A Doutrina Espírita nos revela que estamos em evolução na busca da nossa perfeição como criaturas divinas. Este progresso espiritual tem sido obstado pelo desconhecimento das leis evolutivas que regem a nossa relação consciencial com o Criador.

5.1.1 – IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO EVANGELHO
O Evangelho é o roteiro para a ascensão de todos os Espíritos em luta, o aprendizado na Terra para os planos superiores do ilimitado. De sua aplicação decorre a luz do Espírito.

Por mais humilde o Centro é sempre um santuário de renovação mental na direção da vida superior. O Centro Espírita é um templo de oração onde, sob as bênçãos do Evangelho, entramos em comunhão com Deus, com Jesus e com os Amigos Espirituais que nos assistem.

O Espiritismo se caracteriza pelo ideal de compreensão da realidade mediante a integração entre as três formas clássicas de conhecimento, que seriam a ciência, a filosofia e a moral. Segundo Kardec, cada uma delas, tomada isoladamente, tende a conduzir a excessos de ceticismo, negação ou fanatismo.

Diz: “Nós somos também animais, e o magnetismo animal é muito importante em nossa vida, pois, a espiritualidade faz parte, também, de todos nós.” E mais: “Nós possuímos um campo energético, e temos que ter a capacidade de cuidar dele”.

O espírita é aquele que encontra no Espiritismo respostas às suas questões existenciais, entendimento sobre a nossa posição dentro do contexto da Vida Maior; que se sabe imortal em mais uma experiência transitória na carne, com o objetivo de trabalhar o seu crescimento moral, buscando ser hoje melhor do que ontem e ...

Mas, o que são os pensamentos? Para os espiritualistas, que acreditam que somos uma alma, pensamentos são todos os estados internos dessa alma: vontade, desejos, sentimentos, emoções, paixões, consciência, memória, raciocínio, tudo aquilo que ocorre na alma são pensamentos.

Basta que se esteja em relação com outros homens para se ter ocasião de fazer o bem, e cada dia da existência oferece essa possibilidade a quem não estiver cego pelo egoísmo. Fazer o bem não consiste somente em ser caridoso, mas em ser útil, na medida do possível, toda vez que o auxílio se fizer necessário.”

A oração além de nos fazer sermos mais íntimos do Pai, é também uma eminente ferramenta para abençoarmos ao nosso próximo, já dizia certa frase: Uma das maneiras mais poderosas de se amar alguém é orando por ela.

Leitura do Evangelho de Jesus
Utilizando “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, começar no Capítulo 1 e ir até o Capítulo 28 na Oração Dominical (Pai Nosso), lendo um item ou um pequeno trecho sempre em sequência. Se houver crianças ou adolescentes convidá-los para participar.

Além de salvar-nos de nossos pecados, Jesus Cristo, nosso Salvador, também nos oferece paz e forças nos momentos de provação. Ele dá o exemplo perfeito para nós, e Seus ensinamentos são o alicerce da felicidade nesta vida e da vida eterna no mundo vindouro.

Quando você entra em um centro em espírita, as pessoas não vão te contar quem você foi ou fez em suas vidas passadas. Se essas informações fossem necessárias você se lembraria por conta própria. Quando você entra em um centro espírita, você não recebe a solução mágica para resolver seus problemas.

Os centros espíritas são uma espécie de janelas abertas para o céu e têm como missão o estudo e a prática da Doutrina dos Imortais. Neles, iluminam-se os Es- píritos, aprendendo, na convivência fraternal, a experiência da solidariedade, do trabalho e da tolerância, a fim de poderem avançar no rumo da plenitude.

O Espiritismo traz ensinamentos sobre o homem, a natureza, a origem e o destino do mundo, as esferas material e espiritual, Deus e princípios religiosos cristãos, ditados pelos Espíritos por meio dos médiuns.

São elas: Leis de adoração, trabalho, reprodução, conservação, destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade, e, por fim, a de justiça, amor e caridade. KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Questões 647 e 648.

Livros da Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, 1857; O Livro dos Médiuns, 1861; O Evangelho segundo o Espiritismo, 1864; O Céu e o Inferno, 1865; A Gênese, 1868. É uma das cinco obras básicas da Codificação do Espiritismo.

A Doutrina Espírita nos situa como Espíritos imortais em trajetória evolutiva, vivenciando os contextos e experiências necessárias para o desabrochar das potencialidades latentes em cada um, rumo à perfeição relativa.

Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas.