Porque é importante atualizar os aplicativos?

Perguntado por: ajesus9 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Através de uma atualização, além de resolver as falhas internas, pode potencializar as funcionalidades dele. Alguns exemplos de tipos de melhorias podem ser: o consumo de bateria, o app pode ter um desempenho melhor em certos celulares.

Manter aplicativos atualizados é importante para garantir a segurança do smartphone. É possível fazer isso manualmente ou ativando a atualização automática; veja como. É possível atualizar apps de maneira automática ou manual em celulares Android e iPhone (iOS).

Com as atualizações, você tem acesso aos recursos mais recentes e melhora a segurança e a estabilidade do app. Importante: Se o Google determinar que uma atualização do app corrige uma vulnerabilidade crítica de segurança, algumas atualizações poderão ser feitas.

Melhor compatibilidade
É importante manter o dispositivo atualizado para que a compatibilidade dos programas seja a ideal e o app funcione perfeitamente. Com um sistema defasado, é possível que alguns programas nem possam ser baixados, quanto menos usados de maneira efetiva.

Uma atualização de software demora, aproximadamente, 15 a 30 minutos a concluir.

Um celular desatualizado torna os usuários mais expostos a tentativas de fraudes, golpes ou mesmo um problema interno — o que pode ocasionar em perda ou roubo de informações. “É importante frisar que a ideia principal de atualizações também é corrigir bugs anteriores e manter o smartphone seguro.

No Android:
Toque na sua foto, no canto superior direito; Selecione “Gerenciar apps e dispositivos”; Aqui você pode escolher entre “Atualizar tudo”, para atualizar todos os pendentes ou “Ver detalhes”, para checar a lista de apps com update pendente.

Desativar a atualização automáticas em apps Android específicos

  1. Abra o app Google Play Store .
  2. No canto superior direito, toque no ícone do perfil.
  3. Toque em Gerenciar apps e dispositivos.
  4. Selecione Gerenciar toque no app que você quer atualizar.
  5. Toque em Mais .
  6. Desative a opção Atual. automática.

É possível encontrar o número da versão do Android do dispositivo, o nível da atualização de segurança e o nível do sistema do Google Play no app Config. Você receberá notificações quando houver atualizações disponíveis. Também é possível verificar se há atualizações.

Veja como:

  1. Vá em “Configurações” Abra o menu de opções do seu celular, procure por “Configurações” (ícone de engrenagem);
  2. Selecione “Atualização de software” Role a tela para baixo e, em seguida, clique em “Atualização de software”;
  3. Atualize seu dispositivo.

Fechar todos os apps: deslize de baixo para cima, mantenha a tela pressionada e solte. Depois, deslize da esquerda para a direita. À esquerda, toque em Limpar tudo. Fechar todos os apps no Android Go: deslize de baixo para cima, mantenha a tela pressionada e solte.

Em média, os aparelhos da marca recebem até três anos atualizações do Android e cinco anos de updates de segurança.

Localize e toque em Play Store. Pressione a tecla menu e, em seguida, toque em Configurações. Marque ou desmarque as caixas de seleção Atualização automática de aplicativos e Atualizar automaticamente apenas via Wi-Fi conforme o desejado.

É ainda recomendado que você aguarde para atualizar o dispositivo até que ele esteja totalmente carregado.

Dados: selecionando a limpeza de dados, você limpa o cache e todas as informações pessoais associadas a Play Store, como configurações e preferências. Esse método funciona como uma espécie de “redefinição de fábrica”.

Quando seu celular fica muito tempo sem ser atualizado, os códigos de defesa e barreiras contra os inúmeros tipos de malware e vírus vão ficando defasados. Isso porque a meta de quem cria esses incômodos é exatamente encontrar falhas na segurança do seu aparelho e coletar o que chamamos de “dados sensíveis”.

Em fevereiro de 2021, a Samsung alterou a política de atualizações de softwares de três para quatro anos. Assim, os aparelhos lançados após o anúncio da fabricante são elegíveis para receber até quatro versões do Android.

Sem mais delongas, a lista de celulares que não devem receber o Android 14 oficialmente é a seguinte: Galaxy A22. Galaxy A22 5G. Galaxy A32.

Baseado nos lançamentos da Samsung antes da alteração no suporte de firmware, esses são os dispositivos que não serão atualizados com a One UI 6.0: Galaxy S10 Lite. Galaxy S20 FE 4G. Galaxy S20, Galaxy S20+, Galaxy S20 Ultra.

Para isso, acesse 'Ajustes' > 'Aplicativos' > 'Administrar aplicativos'. Daí, é só escolher o APP que deseja recuperar a versão anterior e marcar 'Desinstalar atualizações'.

Alterar algo, introduzindo atualizações: 2 alterar, modificar, melhorar, incrementar, corrigir, consertar, endireitar, retificar, acrescentar, trocar.