Porque é conjunção ou preposição?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo.

A PREPOSIÇÃO liga palavras (substantivo a substantivo, substantivo a adjetivo, substantivo a verbo etc). Nesse momento é importante saber que as preposições ligam palavras que exercem funções diferentes na estrutura. A CONJUNÇÃO liga orações, que podem ser coordenadas ou subordinadas.

Preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Preposições acidentais: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto.

Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão. Sendo pronome relativo, é sinônimo de: por qual ou pelo qual.

Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede).

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

São preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por [ou per, em algumas variações históricas e geográficas], sem, sob, sobre, trás.

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.

As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

O porque, junto, é uma conjunção (palavra que liga dois termos ou duas orações que têm a mesma função sintática em uma frase). Como se trata de uma conjunção causal ou explicativa, para saber se o porque de uma frase é ou não junto tente substituí-lo por “pois” ou “uma vez que”.

A sequência correta de preenchimento das lacunas é: “porque” (pois), “porquês” (substantivo), “por que” (por qual razão) e “por quê” (por qual razão, em final de frase, antes de sinal de interrogação).

Significado de Porque
conjunção Razão ou motivo de alguma coisa; pois; visto que: escolhemos aquela escola porque é a melhor. [Gramática] Usa-se para unir duas orações coordenadas, uma explica o que está dito na outra: vá embora, porque ela já vai chegar. Etimologia (origem da palavra porque). Por + que.

Preposição é a palavra que liga um termo a outro. Há preposições essenciais e acidentais. As preposições essenciais desempenham apenas a função de preposição (são exemplos: até, com, de). As preposições acidentais desempenham outras funções (são exemplos: como, segundo, senão).

O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

As preposições ligam dois termos em um enunciado para estabelecer algum tipo de relação entre eles. Elas podem ser essenciais ou acidentais. Algumas se contraem com artigos. Há 18 preposições essenciais.

Conjunção significa ligação, união, junção. Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio.

Ela estabelece uma relação entre frases ou orações que possuam um mesmo valor gramatical. Veja o exemplo de conjunções ligando duas frases e duas palavras: Comprei um vestido e uma saia; Queria comprar um vestido, mas estava sem dinheiro.