Porque é conclusivo ou explicativo?
O “porque” pode ser uma conjunção explicativa, causal ou final.
Por que é conjunção explicativa?
Conjunções explicativas
Que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte. As conjunções explicativas exprimem razão, motivo, por exemplo: Não choveu, porque nada está molhado.
Porque é explicativa?
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
Quando é conjunção explicativa?
Conjunções coordenativas explicativas
São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado.
Quais são as palavras explicativas?
As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.
Porque causal e explicativo vírgula?
Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula. ex¹: O Instituto Alma Rugby ensina o esporte às crianças, porque acredita nos valores da bola oval. ex²: A Make-A-Wish reúne pessoas para realizar os sonhos de crianças, porque quer estimular a esperança e a alegria.
Qual é a ideia da palavra porque?
O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi.
Porque é uma conjunção coordenativa?
As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações, a segunda das quais justifica a ideia da primeira. São várias: que, pois, porque, porquanto. Normalmente este porque vem antecedido de verbo no imperativo: «Compra o casaco, porque está frio.»
O que é conclusiva exemplos?
Conjunções conclusivas exprimem a conclusão de pensamento: logo, portanto, por isso, pois, por conseguinte, assim. Exemplos de conjunções conclusivas: Choveu bastante, portanto a colheita está garantida.
Quando a oração e explicativa?
Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido. Devem ser marcadas com vírgulas.
Porque causal ou explicativa?
Resumindo: será adverbial causal a oração que tiver uma relação de causa-efeito, com diferença de tempo entre as ações/fatos (causa sempre anterior ao efeito numa linha cronológica) e será coordenada explicativa uma justificativa para ordem ou a explicação para uma hipótese.
Quais são as preposições explicativas?
5) Explicativas: ligam a oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida. São elas: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto.
O que é uma explicativa?
Significado de explicativo
Que pode ser utilizado ou desenvolvido com o propósito de explicar; elucidativo. [Gramática] Diz-se da conjunção que, geralmente coordenativa, é utilizada para expressar uma explicação. Etimologia (origem da palavra explicativo). Explica(r) + tivo.
Tem vírgula depois de porque?
11. Pois e porque. As orações que são introduzidas pelas conjunções pois e porque, independente de sua classificação, não precisam ser precedidas de vírgula quando aparecem depois da oração principal.
Como usar porque depois da vírgula?
(2) «O João, porque se apercebeu da gravidade da situação, chamou os amigos.» (iii) a vírgula é facultativa quando a oração subordinada adverbial causal é colocada após a subordinante: (3) «O João chamou os amigos(,) porque se apercebeu da gravidade da situação.»
Como explicativo tem vírgula?
2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula. Ex.: Não te distraias, que podes ter um acidente.
Porque como justificativa?
Porque (junto e sem acento)
Ela indica causa, justificativa ou consequência. Dica: “porque” pode ser substituído por “pois”, “visto que”, “uma vez que” etc. Exemplos: Ele não foi trabalhar porque estava doente.
Porque com sentido de finalidade?
“PORQUE” junto, sem acento
O “porque” junto e sem acento deve ser usado quando se objetiva dar uma explicação (com o sentido de 'pois'), expressar uma finalidade (com o sentido de 'para que') ou até mesmo indicar uma causa (com o sentido de 'já que'). Eu não vou à praia porque estou doente.