Porque é causa ou explicação?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Conjunções explicativas
Que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte. As conjunções explicativas exprimem razão, motivo, por exemplo: Não choveu, porque nada está molhado. Vem aqui, pois preciso falar com você.

O “porque” (junto e sem acento) é uma conjunção causal ou explicativa, e tem o mesmo valor de “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”.

Conjunções Causais
São aquelas que indicam uma oração subordinada que denota causa: Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que. Exemplos: A casa incendiou porque esqueceram o gás ligado.

IMPORTANTE: A vírgula antes da conjunção “porque” causal é opcional. A vírgula antes da conjunção “porque” explicativa é obrigatória.

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.

A conjunção POIS pode ser empregada no INÍCIO (explicativa), no MEIO (conclusiva) e no FINAL (conclusiva) da oração. POIS [conjunção explicativa] – Usa-se no INÍCIO da oração em que se justifica ideia expressa na oração anterior.

A ideia de causa é ligada ao que provoca uma determinada ação ou fato, ao motivo declarado na oração principal. A principal conjunção subordinativa causal é o porque, mas também destacamos as conjunções e locuções causais pois, pois que, já que, uma vez que, visto que.

Porque (junto e sem acento)
Ela indica causa, justificativa ou consequência. Dica: “porque” pode ser substituído por “pois”, “visto que”, “uma vez que” etc. Exemplos: Ele não foi trabalhar porque estava doente.

Conjunções coordenativas explicativas estabelecem relação de explicação. As principais conjunções coordenativas explicativas são “porque”, “pois”, “porquanto”. Exemplos: “Quisemos viajar porque não conseguiríamos descansar aqui em casa.”

Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

RELAÇÃO DE CAUSALIDADE É a relação de duas frases, uma das quais é a causa que acarreta uma determinada consequência ou efeito. Exemplo de frase: O jogador de futebol ficou cansado porque correu demais na partida. Causa: o jogador correu demais.

A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa.

e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção explicativa (porque, que, pois). Ela estava comemorando, porque foi aprovada.

c) Conclusivas (ideia de conclusão): pois, logo, portanto, por isso, por conseguinte, assim, então, etc. d) Explicativas (ideia de explicação): pois, que, porque, porquanto.

Por conseguinte, por consequência, como resultado, por causa de, por isso, em virtude de, de fato, assim, com efeito, tão (tamanho, tanto)… que, porquanto, porque, pois, uma vez que, já que, como (valor de porque), visto que, portanto, que (valor de porque), logo, de tal sorte que, haja vista, de tal forma que.

As orações subordinadas adjetivas explicativas recebem vírgulas, a fim de distingui-las da restritivas, uma vez que a função daquela é apresentar uma informação sobre o antecedente. Exemplo: As cobras, que são répteis, são responsáveis pela morte de cerca de 200 pessoas por dia.