Porque e bom comer ovo de manhã?

Perguntado por: imorais . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

O ovo é uma ótima opção para aumentar a ingestão de proteínas no café da manhã, pois apresenta excelente perfil de aminoácidos. Além disso, não possui um alto número de calorias e carboidrato, sendo uma opção para quem está em uma dieta low-carb, por exemplo.

Incluir ovos no café da manhã é uma opção prática e saborosa. Ovos são fontes de proteínas, que contribuem para o crescimento e manutenção da massa muscular, além de vitamina D, que contribui para o bom funcionamento dos músculos.

"A melhor forma de preparo é a cozida, pois a pessoa estará ingerindo uma proteína de boa qualidade sem aumentar o aporte calórico e lipídico do alimento, visto que não há a adição de óleo para cocção", explica o nutricionista Guilherme Rosa.

No geral, não existe um consenso de quantos ovos podem ser consumidos por dia. Mas, tenha certeza de que cerca de 3 unidades diárias não geram nenhuma consequência negativa. Inclusive, atletas de alto desempenho podem ultrapassar essa quantidade. Sendo assim, não há perigo algum em comer ovos todos os dias.

O ovo é uma ótima opção para aumentar a ingestão de proteínas no café da manhã, pois apresenta excelente perfil de aminoácidos. Além disso, não possui um alto número de calorias e carboidrato, sendo uma opção para quem está em uma dieta low-carb, por exemplo.

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a ingestão integral do ovo (clara+gema), mantendo proporções de 1.8g de proteína por kg de peso, é mais eficiente na hora de aumentar a massa muscular.

Para o café da manhã, boas opções são o mamão, o abacate, a banana, as frutas vermelhas, a maçã e a pera, que fornecem bastante energia e nutrientes importantes. E a melhor forma de consumir é in natura, com bagaço e casca, se puder.

O ovo possui nutrientes com ação antioxidante como os carotenoides, a vitamina A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio. Estes componentes ajudam a proteger as células da ação danosa dos radicais livres, o que auxilia a retardar o envelhecimento celular precoce.

O pão com ovo também passa na lista de itens aprovados pela nutricionista para o café da manhã. A receita é fonte de proteína e carboidratos, dois macronutrientes essenciais para a refeição. “É uma combinação bem interessante e que dá uma maior saciedade”, completa.

Ovos não aumentam o mau colesterol. Houve uma “difamação” de alimentos perfeitamente saudáveis. O exemplo mais clássico disso são os ovos, que estão entre os alimentos mais saudáveis que você pode ingerir.

Não importa como você prepare seus ovos de galinha, a quantidade de nutrientes será quase sempre muito parecida. A diferença só acontece quando você usa um ingrediente a mais no preparo – por exemplo o óleo para fazer ovos fritos ou os ingredientes da omelete.

Ovo mexido x ovo cozido: qual é melhor? Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

O queijo cottage é uma ótima opção de alimento rico em proteína para o café da manhã. Versátil e super simples de ser incluído no seu café da manhã, o cottage pode ser consumido com um prato doce ou salgado e ser acompanhado de vários ingredientes, desde frutas e mingau de aveia até sanduíches e torradas.

O emagrecimento é um processo que depende de vários fatores, sendo a alimentação um deles. No entanto, os ovos podem ajudar, já que são ótimos para promover saciedade (ou seja, reduzir a sensação de fome) e são pouco calóricos.

Ovo de galinha
Em 100 g, temos 143 calorias, 13 g de proteína, 8,9 g de lipídeos, 1,6 g de carboidrato e 356 mg de colesterol.

A gema contém praticamente todas as vitaminas (exceto a vitamina C), proteína e gordura.