Porque é bom comer chocolate antes da prova?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

A ingestão do chocolate ajuda na concentração, no raciocínio e na memória. Por isso, ele é recomendado para acompanhar os estudos.

Os pesquisadores apontam que a sensação provocada pelo chocolate surge pela forma como ele é lubrificado, seja pelos ingredientes, pela saliva ou uma combinação dos dois. A gordura desempenha uma função-chave quase imediatamente quando um pedaço de chocolate está em contato com a língua.

O magnésio, um mineral presente na composição do chocolate amargo, é o responsável pelo alívio das cólicas por ajudar a relaxar os músculos, diminuindo as contrações e a dor uterina3.

Nutricionistas recomendam comer alimentos leves, de fácil digestão. Legumes cozidos, arroz, frango grelhado, peixes e salada são boas opções. Caso queira uma sobremesa, prefira frutas. Evite alimentos com cafeína (caso do chocolate, por exemplo), pois eles podem atrapalhar seu sono.

Refeições pesadas exigem muita energia para a digestão e acabam deixando você sonolento, prejudicando a leitura e interpretação das questões. Além disso, evite alimentos muito gordurosos: eles retardam o esvaziamento gástrico e dão sono. Evite também coisas com muito sal, como batata frita.

Melhora a cognição.
Um estudo de 2017 na Frontiers in Nutrition sugere que consumir cacau leva a melhorias de curto e longo prazo na cognição geral, atenção, velocidade de processamento e memória no trabalho .

Estudos da National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono) atestam que a cafeína presente em uma barra de chocolate pode permanecer no corpo por, em média, três a quatro horas, mas esse número pode chegar até a doze horas em pessoas sensíveis, o que pode atrapalhar (e muito!) o seu sono.

Confira os alimentos que ajudam a desintoxicar o organismo depois do exagero de chocolate:

  • – Cuide do fígado. Depois de muita gordura, açúcar e leite, dê uma atenção especial ao fígado. ...
  • – Água. ...
  • – Segure o carboidrato. ...
  • – Chás para digerir. ...
  • Não sabe o que fazer com tanto ovo de Páscoa? ...
  • Congele o resto.

Isso porque o doce possui substâncias que estimulam a serotonina e a endorfina, que são os neurotransmissores responsáveis pelo prazer e que causam um aumento da sensação de bem-estar e felicidade.

Por que vicia? De acordo com um jornal de psicofisiologia, o chocolate tem o mesmo poder de relaxamento que alguns medicamentos psiquiátricos. Isso se dá devido à grande quantidade de triptofano, aminoácido que vem do leite, e da feniletilamina do cacau, a famosa substância apaixonante.

Não, mas, de acordo com a especialista, o exagero é prejudicial para a saúde. “Durante a Páscoa, quando o consumo de chocolate aumenta, é importante lembrar que o chocolate em si não é prejudicial à saúde, mas é importante prestar atenção à quantidade e qualidade do chocolate que se come”, afirma a especialista.

Comer chocolate na TPM pode trazer sensação de prazer e conforto que ameniza os sintomas. O período pré-menstrual pode causar sintomas desagradáveis, como cólicas, inchaço e irritabilidade. Algumas mulheres também referem sentir vontade de comer doces, especialmente chocolates, durante esse período.

O chocolate é rico em flavonoide, o antioxidante que favorece a produção de serotonina conhecido como o hormônio do bem-estar. Quando há alta de serotonina, o cérebro produz uma sensação de relaxamento, melhorando o humor e tratando assim os sintomas da ansiedade.

Simples, as alterações hormonais desse período prejudicam a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Com a queda de sua produção, o impulso é de ingerir alimentos que possam substituí-lo ou estimular a sua produção. Nesse caso, os doces, em especial o chocolate!

Para favorecer a memória e controlar a ansiedade, o estudante pode levar barras de cereais, frutas, água, suco, sanduíche natural, castanha de caju e/ou um chocolate meio amargo para o dia da prova. Sucos energizantes, como o de mamão com laranja, são uma boa pedida.