Porque duas cadelas tentam cruzar?

Perguntado por: tgentil4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Se uma cadela monta em outra cadela, isso pode indicar algum nível de estresse, ansiedade ou maturidade sexual. Os animais nunca deixam de nos surpreender com seus comportamentos tão peculiares.

A reprodução dos cachorros é um processo complexo que geralmente começa com o cortejamento, no qual macho e fêmea emitem sinais para dar a entender ao outro que estão preparados para cruzar e, consequente cópula.

De maneira simples, o cio corresponde ao período menstrual das mulheres. É quando sua cadela está pronta para acasalar e emite alguns cheiros que podem ser atraentes para os cachorros machos. Porém, diferente das mulheres, no mundo canino esse período só ocorre, geralmente, duas vezes ao ano.

Entre os sintomas do cio, estão:

  1. edema (aumento do volume) da vulva;
  2. eritema (vermelhidão) discreta ou escurecimento da região;
  3. secreção vaginal sero-sanguinolenta;
  4. carência;
  5. inquietação;
  6. cachorra no cio tem cólica;
  7. agressividade;
  8. receptividade ao macho.

Normalmente, o cio acaba com cerca de três a quatro semanas após o início do sangramento. O mais importante aqui é prestar atenção no fim do estro, quando o comportamento da cadela deixará de ficar mais agitado, a vulva volta ao tamanho natural e não haverá mais sangramento.

15 minutos

O tempo varia muito e pode ser de apenas 15 minutos ou chegar a uma hora. É importante não tentar separar os animais, pois vai ferir os pets. Também não deve jogar água nem tentar espantá-los, pois pode assustar os peludos e machucá-los. Uma vez que a cópula ocorra, resta esperar.

Um dos primeiros sinais de que a cachorra está prenha que pode ser identificado é pelo olfato: algumas cadelas, após terem cruzado com um macho, podem exalar um odor muito específico na parte posterior do corpo. Este cheiro fica mais forte que outros odores comuns durante o período de cio.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

Dicas para evitar que os cachorros cruzem quando a cadela está no cio

  1. Não subestime a inteligência dos cachorros. Em primeiro lugar, desconfie de tudo. ...
  2. Mantenha a cadela reclusa. Sim, é horrível. ...
  3. Saídas higiênicas rápidas. ...
  4. Não descuide da higiene. ...
  5. Higienize o local onde ela dorme. ...
  6. Fraldas. ...
  7. Sprays anti-cio.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

Vick VapoRub ou outro spray de mentol são ótimas opções, pois podem disfarçar o cheiro da cadela durante o cio. Passe o spray várias vezes por dia para manter o cachorro calmo quando estiver na mesma casa ou local da fêmea.

Humor da cadela
Ela pode exigir muita atenção, ou ela pode se tornar agressiva e preferir ser deixada em paz! Além disso, ela também pode estar menos concentrada do que o normal durante atividades específicas, portanto, não se surpreenda se não responder às vezes à sua chamada.

Não, cadelas castradas não deveriam entrar no cio
Tanto o estro quanto as demais etapas do ciclo estral dependem das variações dos hormônios sexuais, com destaque para estrogênio e progesterona. Além de remover os órgãos sexuais, a cirurgia de castração impede maiores concentrações e variações dos hormônios sexuais.

Por que o cachorro lambe as partes íntimas? As lambidas na vulva ou no pênis de cachorro normalmente acontecem depois que o animal urina e é uma forma de se limpar. Às vezes eles também fazem isso por uma questão de hábito e porque gostam, mas não necessariamente é um comportamento nocivo ou que os prejudica.

A duração do ciclo pode variar de 15 a 21 dias, com um intervalo entre 4 a 12 meses, sendo regular ou variando de acordo com as cadelas.

12 dias

O cio propriamente dito, que é a fase de estro, tem duração média de quatro a 12 dias, dependendo da fisiologia de cada pet.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

Em geral, o período de cio da cadela dura de 15 a 20 dias. Ao contrário do que acontece com os humanos, os cachorros só entram no cio algumas vezes por ano. De forma geral, as cadelinhas costumam entrar no cio duas vezes em um ano, mas esse intervalo pode variar para cada animal.

As cadelas, a partir do primeiro cio, terão, em média, entre 1 e 2 ciclos ao ano até o término da vida, ao contrário do que acontece com as mulheres, uma vez que não possuem supressão de cio em função de idade avançada.