Porque dormir antes das 22 horas?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Desde pequenos que ouvimos que nos devemos deitar antes da meia-noite, porque essas horas são as mais regenerativas para o corpo. Para além disso, adormecer antes da meia-noite assegura energia para o próximo dia.

Eles se alternam e tem sua devida importancia para seu descanso. Algumas pesquisas relatam que quando você vai para a cama antes das 22h, as chances de você ter maiores ciclos de sono reparador se tornam maiores, sendo o melhor horário das 22h às 2h da manhã.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Os pesquisadores acompanharam dados de sono de 88 mil pessoas entre 43 e 79 anos.

Para descobrir o melhor horário para dormir, você pode considerar a hora em que precisa acordar pela manhã e contar 7 horas para trás (a quantidade mínima recomendada para adultos). Por exemplo, se você precisa acordar às 6h da manhã, deve considerar começar a relaxar antes das 23h.

De acordo com um novo estudo publicado no periódico Experimental Physiology pessoas que possuem o hábito dormir tarde podem ter mais chances de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Pesquisadores apontam que pessoas que acordam cedo têm menos chance de desenvolverem essas doenças.

Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa. Problemas de saúde podem atrapalhar o sono — mas dormir mal também pode ser um prenúncio ou um risco propriamente dito, segundo eles.

A duração média do cochilo ideal deve ficar entre 20 ou 30 minutos. Já a duração máxima de uma soneca deve ser de até 90 minutos. Mais do que isso, seu cérebro começa a avançar nas fases do sono.

“O horário mais arriscado é depois da meia-noite, potencialmente porque pode reduzir a probabilidade de ver a luz da manhã, o que zera o relógio biológico”, afirmou Plans. O corpo funciona em um ritmo circadiano, um relógio interno de 24 horas que oferece suporte às funções normais de saúde física e mental.

O cérebro tenta sincronizar seus ciclos com as 24 horas do dia. Mas saiba que dormir, acordar e até a liberação de hormônios são atividades influenciadas principalmente pela luminosidade, ingestão alimentar e atividade física, independente do horário.

Se necessita de acordar às 6h
Neste caso deverá recolher-se às 20h46, 22h16 ou às 23h46 – e se quiser mesmo adiar a hora do descanso então a última chamada é à 1h16.

Você sabia que a cada hora de sono ANTES DA MEIA NOITE equivale a 2 horas biológicas (120 minutos)? Isso mesmo. `A meia noite o Sol, em seu movimento giratório, começa a ionizar a Terra e, consequentemente , da início ao movimento de transição para o alvorecer.

Se for possível, vá caminhando para o trabalho. Tire cochilos estratégicos: Para os trabalhadores noturnos, é bem difícil conseguir dormir por 7 a 9 horas consecutivas. Portanto, tire um cochilo antes do seu turno, para diminuir a sonolência e a pressão do sono antes do trabalho.

Isso porque, de acordo com o estudo realizado pela britânica Anne-Marie Imafidon, a melhor hora para despertar é as 6h44min da manhã. Segundo a pesquisadora, no entanto, a pessoa não deve sair da cama até às 7h12. Esse tempo é reservado para acordar, espreguiçar.

Inclusive, estudos apontam que dormir pouco pode causar a morte de neurônios. Por isso, entende-se que para um adulto acordar às 5 horas da manhã, ele precisa ir dormir até às 22h da noite anterior.

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a dormir bem a noite toda.

  1. 1 - Evite telas e luzes. Evitar luzes é muito importante para que o corpo entenda que é hora de descansar. ...
  2. 2 - Prepare o ambiente. ...
  3. 3 - Evite a ingestão de líquidos perto da hora de dormir. ...
  4. 4 - Pratique um esporte. ...
  5. 5 - Evite distrações antes de dormir.

Dra. Dalva lista os principais sintomas de insônia no curto e no longo prazo: "No curto prazo, é observado irritabilidade, sonolência, dificuldade para se concentrar e mal-estar geral. Alguns indivíduos suscetíveis podem ter dor de cabeça e até mesmo aumento da pressão arterial.

Ter esse hábito de dormir tarde e acordar tarde, pode sim, prejudicar a sua saúde, tanto doenças físicas quanto mentais, podem se desenvolver nesse cenário. Na parte psicológica, estados depressivos podem ficar mais intensos, ou até começar.