Porque domperidona aumenta o leite?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A domperidona é um fármaco aprovado, no Brasil, para uso como gastrocinético, com propriedade de elevar a prolactina sérica devido ao efeito antidopaminérgico. Em mulheres não grávidas, o aumento da prolactina sérica com uso de domperidona é menor que o efeito da metoclopramida na mesma dose.

Syntocinon® é utilizado para promover a secreção do leite materno. A ocitocina pode ser encontrada em pequenas quantidades no leite materno, não se espera que cause efeitos nocivos, uma vez que é rapidamente inativado pelo sistema digestivo do seu bebê.

Evitar o uso de domperidona em situações clínicas para as quais sua eficácia e segurança não foram devidamente demonstradas, tais como doença de refluxo gastresofágico e como indutor de lactação.

Náuseas e Vômitos
A duração inicial do tratamento é de até quatro semanas. Se o tratamento exceder quatro semanas, os pacientes e a necessidade de continuação do tratamento devem ser reavaliados.

Entre os efeitos colaterais mais comuns podemos citar: dor de cabeça, diarreia, depressão, agitação, ansiedade, menstruação irregular, galactorreia (secreção de leite), dor mamária, aumento do volume das mamas, retenção urinária e boca seca.

Domperidona: 10 mg, 3 vezes ao dia, por 7 a 14 dias. Há evidência de efetividade no uso entre o 2º dia até a 4ª semana após o parto.

Os efeitos secundários da Domperidona incluem:
Boca seca. Erupção cutânea.

O contato pele a pele ajuda a liberar a prolactina e a ocitocina, hormônios que ajudam na descida do leite. Aplique uma toalha úmida e quente no seu peito alguns minutos antes de amamentar.

A mãe passar por algum estresse importante, como a perda de um familiar, ou um susto como um assalto, pode fazer diminuir essa produção a ponto de secar o leite. Algumas medicações usadas pela mãe diminuem a produção de leite.

Certos estudos, afirmam que o consumo de chá de jasmim e do tempero de salsa pode ser bom para saber como secar o leite materno. Os dois ajudam a diminuir o níveis de prolactina, hormônio que ajuda na produção do leite.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  • Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  • Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  • Desidratação.

As mamadas frequentes e a retirada com bombinha entre as mamadas podem estimular seus seios a produzir mais leite. Verifique se a pegada da boca do bebê está correta. É importante que o bebê faça a pegada correta e engula enquanto mama.

Não há como precisar quanto tempo levará a relactação. “Depende de vários fatores, como aceitação do bebê em sugar o seio materno, qualidade dessa sucção e a resposta do organismo da mãe", esclarece a pediatra.

A dose de Domperidona deve ser a menor dose eficaz para a situação individual (tipicamente 30 mg/dia) e pode ser aumentada, se necessário, a uma dose diária oral máxima de 40 mg. Geralmente, a duração máxima de tratamento não deve exceder uma semana para o tratamento de náusea aguda e vômito.