Porque domingo é o primeiro dia da semana?

Perguntado por: snobrega . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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O primeiro dia da semana, o dia do Sol dos romanos, passou a ser Dominicus Dies (ou Dies Dominicum, Dies Dominica, Dies Domini) que, em português, significa Dia do Senhor, tendo evoluído para domingo. Esse dia já era o dia de descanso oficial do Império romano pelo decreto de Constantino de 321, e assim permaneceu.

O primeiro dia da semana é o domingo, o segundo é a segunda-feira, o terceiro é a terça feira, o quarto, a quarta feira, o quinto, a quinta feira, o sexto, a sexta feira. E o sétimo e último dia de uma semana, é o sábado.

Entretanto, no Brasil, a norma NBR 5892:2019 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) considera que a semana começa no domingo.

Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal.

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

Segunda-feira

A Organização Internacional para Padronização (ISO) estabeleceu, através da norma ISO 8601, um padrão que define o dia inicial de referência e a representação numérica dos dias da semana, sendo iniciada pela Segunda-feira (dia 1) e finalizando no Domingo (dia 7).

A Organização Internacional de Padronização (ISO) estipulou, em 2004, os padrões mundiais de dias, horas e anos. Além dela, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também qualifica o domingo como último dia da semana e consequentemente, a segunda-feira como primeiro.

De acordo com a História, por exemplo, juntar sete dias e chamá-los de semana vem da Babilônia, na Mesopotâmia. Os povos dessa região resolveram homenagear sete componentes do Sistema Solar que eram conhecidos até então: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.

Coube ao imperador romano Constantino bater o martelo e definir o calendário semanal com 7 dias, no ano 321 d.C., oficializando algo que já vinha sendo usado informalmente há mais de 400 anos na região. Foi ele também quem definiu o domingo como o primeiro dia da semana e o sábado como o dia de descanso.

A maioria dos calendários nos Estado Unidos e Canadá marcam Sunday (Domingo) como o primeiro dia da semana, já no Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul e América do Sul, o primeiro dia da semana é Monday (Segunda-Feira).

O dia é composto por 24 horas. A semana é dividida em sete dias, iniciando-se no domingo e terminando no sábado.

Já o termo "feira" surgiu em português porque, na semana de Páscoa, todos os dias eram feriados, as férias, e o mercado funcionavam ao ar livre, as feiras. Preservando o domingo, dia do Senhor, como primeiro dia da semana, a igreja instituiu a secunda feira, a segunda-feira e assim sucessivamente.

sábado

O sábado, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o sétimo dia da semana, seguindo a sexta-feira e precedendo o domingo, é um dia de oração e de descanso para judeus e cristãos sabatistas.

A semana cristã
O primeiro dia da semana, o dia do Sol dos romanos, passou a ser Dominicus Dies (ou Dies Dominicum, Dies Dominica, Dies Domini) que, em português, significa Dia do Senhor, tendo evoluído para domingo.

O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).

Para Jesus, de acordo com o evangelho de hoje, a função do sábado é fazer o bem, salvar, como Jesus fez na sua vida sobre a terra. Jesus, portanto, prega uma mudança no adventismo do sábado. Ele deve servir ao homem e não para destruir a sua vida.