Porque Dom Pedro de Alcântara?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

O nome do município é homenagem ao Imperador Pedro I, que visitou o lugar, quando em viagem pela região em 6 de dezembro de 1826, portanto 19 dias após a chegada dos colonos alemães na região.

Foi o primeiro imperador do Brasil (1822-1831), e rei de Portugal com o título de d. Pedro IV (1826-1834). Casou-se por procuração, em 1817, com d.

A infância de Pedro de Alcântara foi então rodeada pelos seus tutores, que cuidaram de sua formação para que ele pudesse assumir o trono quando fosse maior de idade. Durante a infância, Pedro de Alcântara teve Maria Catarina Equey como ama de leite e d. Mariana Carlota de Verna como sua aia.

Segundo, dom Pedro I, mesmo que ele próprio fosse um infatigável comunicador (assinava manifestos com pseudônimos, tais como Duende, Piolho Viajante, O Espreita ou Derrete-Chumbo-a-Cacete), tinha mídia ruim e, portanto, padeceu dos mal-entendimentos e da má-fé da chamada opinião pública, perseguido que foi pela ...

Dias depois, quando estava em São Paulo, Dom Pedro I proclamou às margens do Rio Ipiranga “Independência ou morte”.

A abdicação de D. Pedro I, ocorrida em 07 de abril de 1831, deveu-se a uma série de complicações políticas nascidas dos interesses de brasileiros e portugueses à época.

Resposta verificada por especialistas
Pedro I renunciou, seu filho, natural sucessor ao trono, tinha apenas 5 anos de idade. Por ser ainda uma criança, não era possível que este assumisse o governo do Brasil, pois a Constituição de 1824 trazia uma vedação expressa.

Nosso Imperador hoje seria D. Luiz de Orleans e Bragança, o herdeiro da Família Imperial Brasileira.

A morte de D. João VI, em Lisboa, em 10 de março de 1826, colocou o monarca diante de um problema: como herdeiro do trono português, decidiu contrariar as restrições das leis portuguesas e das brasileiras e assumiu o poder em Lisboa como Pedro IV, o 27.º rei de Portugal em 26 de abril de 1826.

Dom Pedro I é um dos grandes nomes da história do Brasil. Foi um dos condutores do processo de independência, além de ter sido imperador brasileiro de 1822 a 1831. Filho de d. João VI, rei de Portugal, Dom Pedro I ficou conhecido ao longo de sua vida por ser impulsivo e mulherengo.

JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA

No dia 07 de abril de 1831, o IMPERADOR D. PEDRO I do Brasil abdica em favor de seu filho, DOM PEDRO DE ALCÂNTARA, então com 5 anos de idade, e nomeia JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA seu tutor. Pedro de Alcântara, em 1840, viria a ser coroado como IMPERADOR D.

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente.

Pedro I

Pedro I (09.01.1822 - 07.04.1831)

DONA MARIA GABRIELA DE ORLEANS E BRAGANÇA.

Governo Deodoro antecipou expulsão de d. Pedro 2º com medo de reações populares pró-imperador; banimento vigorou até 1920. Às 3h do dia 17 de novembro de 1889, um domingo, d. Pedro 2º e a família imperial deixaram o Rio de Janeiro de forma discreta, sem muitas testemunhas.

O 9 de janeiro de 1822 entrou para a história como o dia em que Dom Pedro I publicamente declarou que ficaria no Brasil e não retornaria para Portugal. Ele, então, disse a famosa frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico.”

Independência ou Morte

Neste ponto, Dom Pedro, além de sofrer com as ameaças de Portugal, precisava se entender com a elite brasileira que ansiava a independência. Foi na tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, voltando de Santos que Dom Pedro exclamou a famosa frase: “Independência ou Morte! “.

Na ocasião, D. Pedro I estava sofrendo de problemas intestinais (que não se sabe sua origem específica). O príncipe regente leu todas as notícias e ratificou a ordem de independência com um grito às margens do Rio Ipiranga, conforme registrado na história oficial.

Pedro I montado num cavalo, segurando uma espada e gritando "Independência ou morte!" às margens do Ipiranga, em meio a uma enorme comitiva, é conhecida pela maioria dos brasileiros que estudam a história do país.