Porque dói tanto ser ignorado?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

A convivência, seja diária ou ocasional, com o indivíduo indiferente se torna extremamente desagradável. A pessoa ignorada sente que as atitudes dele não são sinceras porque, no fundo, talvez preferisse estar com outra pessoa ou em outro lugar. De fato, a indiferença não é a melhor forma de gerenciar um relacionamento.

O desprezo pode acontecer por vários motivos, mas é fato que o mesmo pode ser de grande contribuição para os problemas com auto-estima. Existem pessoas que se julgam superiores, por aparência, condição social, nível intelectual e se sentem no direito de menosprezar os demais.

7 dicas para lidar com o desprezo

  1. Valorize a si mesmo. ...
  2. Não se responsabilize pela opinião do outro. ...
  3. Cerque-se de quem lhe quer bem. ...
  4. Invista em sua inteligência emocional. ...
  5. Manifeste o seu descontentamento. ...
  6. Afaste-se de quem é indiferente a você ...
  7. Procure ajuda especializada.

A indiferença é um sentimento que machuca. Ele passa uma mensagem dolorosa para quem o recebe: “eu não me importo com você”. Esta apatia incompreensível nos causa angústia e temor. Passamos a elaborar razões para explicar a insensibilidade do outro, mas nem sempre conseguimos encontrar uma explicação boa o suficiente.

Ignorante é uma palavra que caracteriza uma pessoa que ignora, que não tem instrução, que é estúpido, tolo, inepto, imbecil e revela falta de saber, desconhecimento e imperícia.

Ignorar uma pessoa é uma atitude delicada, que requer reflexão e cautela para que não magoemos alguém ou sejamos injustos. Entretanto, quando a presença dela está te prejudicando de alguma forma, essa pode ser a melhor coisa a se fazer.

Não exagere na hora de ignorar a pessoa, porque pode parecer que você é imaturo. Ao invés disso, fale com ela de forma calma e educada. Fale muito pouco e, em seguida, se retire delicadamente. Dê a ela a menor resposta que conseguir e mantenha seu tom de voz o mais natural possível.

Como evitar alguém de quem você não gosta

  1. Aprender a estabelecer distâncias.
  2. Não revele seu próprio incômodo.
  3. Coloque as coisas em perspectiva.
  4. Considere o diálogo.
  5. Evite o contato ao máximo.
  6. Não grite aos quatro ventos que não gosta dela.

A indiferença nos relacionamentos, sejam amorosos ou não, costumam ser a maior causa de sofrimento entre todos os cenários onde a indiferença está presente.

Muitas vezes, o interesse se intensifica quando encontra o desprezo. O desdém alheio estimula o desafio por ser entendido como uma afronta ao ego: “como alguém ousa não gostar de mim?”. Nessa hora, a conquista vira uma questão de honra.

Através do desprezo você aumenta o seu valor, através do desprezo você aumenta seu valor. Detox é contato zero. O desejo costuma criar vontades paradoxais, quanto mais você quer uma coisa, mais essa coisa se esquiva de você; quanto mais interesse você demonstra mais você afasta o objeto do seu desejo.

Quando você para de correr atrás de alguém a reação pode ser de incômodo ou ofensa, o que pode tê-la afetada a nível interno, como na autoestima. Isso geralmente acontece naquelas pessoas que, por causa da timidez ou introversão nos relacionamentos, acham um pouco mais difícil estabelecer um relacionamento com alguém.

Seja sempre aberto e receptivo. É fácil confundir indiferença com desinteresse, frieza e até negatividade. Lembre-se de que não é esse o seu objetivo! Você ainda tem que ser uma pessoa aberta e receptiva, mas sem se importar com o que as pessoas dizem ou fazem.

Quando alguém de quem você gosta te ignora, é mais provável que você fique estressado e ansioso. Embora você não possa evitar tais situações, certamente poderá superá-las. Em vez de pensar continuamente sobre isso, você pode investir seu tempo em seus hobbies favoritos ou em algo produtivo.

Outras possíveis razões que explicam o comportamento de pessoas frias estão relacionadas a fatores da vida adulta, tais como: decepções amorosas, estresse, excesso de desconfiança e medo de se machucar.

Dicas de como lidar com uma pessoa fria

  1. 1 – Proteger-se. Antes de qualquer coisa, é preciso que se proteja, para evitar que acabe por se magoar pela falta de sentimentos da outra parte. ...
  2. 2 – Perdoar. ...
  3. 3 – Ser empático. ...
  4. 4 – Conversar. ...
  5. 5 – Ser exemplo. ...
  6. 6 – Perceber os sentimentos nas atitudes. ...
  7. 7 – Tenha paciência.

Se alguém sentir apreço, esse sentimento será agradável e ativo; pelo contrário, se sentir desprezo, tornar-se-á em algo que se pretende rejeitar. Ao mostrar-se indiferente, o sujeito torna-se apático a esse respeito.

As razões que levam uma mulher a observar um homem podem dizer muito sobre o interesse que ela tem naquela aproximação. A mulher ao ignorar um homem pode estar querendo dizer que não quer que ele tente uma aproximação, porém se ela fica olhando para ele essa situação pode confundir sua cabeça e seu coração apaixonado.

Diga a ele que não te sentes valorizada, amada e que precisa de um pouco mais de afeto, apoio, cumplicidade e atenção. Ouça atentamente o que ele diz. Ele pode dizer que tens razão e que negligenciou o cuidado com o relacionamento.

Diga quais serão as consequências e cumpra o que foi dito.

  1. Às vezes, oferecer uma alternativa para o comportamento que magoa você ajuda. Assim, você pode ignorar o comportamento ruim reforçando a alternativa que é melhor.
  2. Por exemplo, diga “Eu não vou falar com você se você ficar rindo de mim ou me insultando.

Seu corpo deve dizer “Não fale comigo”, e a pessoa deve entender a mensagem. Não sorria. Mantenha o rosto sério, ou mesmo faça uma cara feia, demonstrando que não quer conversar com ninguém. Você também pode fazer uma cara de desânimo, assim as pessoas nem tentarão conversar com você.