Porque dói o ouvido quando fazer lavagem nasal?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Temos que tomar cuidado, pois existe uma comunicação entre o nariz e o ouvido. Pode acontecer de machucar. O segundo motivo que pode dor de ouvido pós lavagem nasal é inclinar a cabeça. Eu sei que a bula de algumas dessas garrafinhas indica inclinar a cabeça para o lado.

Surgimento de vertigens: a lavagem pode interferir com os líquidos naturalmente presentes no ouvido, causando a sensação temporária de vertigens; Perda temporária da audição: caso a lavagem cause algum tipo de inflamação no ouvido.

Provavelmente ficou um pouco de cerume, que precisa ser removido! Sugiro retornar no seu médico para reavaliação. É comum por algumas horas após a lavagem, sensação de ouvido tapado, em alguns casos. Se não passar, precisa retornar p/ reavaliar.

A lavagem com soro não 'causa' otite, muito menos pneumonia, nem é capaz de perfurar o ouvido. O processo infeccioso instalado e a secreção acumulada nas vias respiratórias é que podem causar essas complicações”, alertou Isabela.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo – e não há problema nisso.

Uma maneira simples e efetiva que é recomendada para aliviar a sensação de nariz entupido é a chamada irrigação ou lavagem nasal.

Passo a passo da lavagem nasal em bebê
Mantenha a cabeça suavemente inclinada para o lado direito. Coloque o bico da seringa na entrada da narina esquerda. Introduzir a solução salina lenta e continuamente. Incline a cabeça para o outro lado e repita o processo com a outra narina.

Lavar o nariz com soro gelado:
Portanto, ao usar o soro fisiológico gelado na lavagem, estes cílios terão seus movimentos prejudicados. Além disso, o soro gelado traz dor e irritação dentro do nariz. Concluindo: Realize a lavagem nasal com soro em temperatura ambiente ou levemente morno.

Em geral, a limpeza é indolor, mas algumas pessoas podem sentir algum desconforto. Embora não cause dores, a lavagem de ouvido requer o uso de instrumentos especiais que devem ser empregados com muita perícia para não causar ferimentos ou infecções nem perfurar o tímpano.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.

respire fundo e aperte o nariz, com a boca fechada, tente expirar suavemente pelo nariz. Isso deve criar pressão suficiente para “estourar” ou desobstruir o ouvido. Não sopre demais para evitar danificar o tímpano. Quando a trompa de Eustáquio se abrir, mastigue chiclete ou chupe balas duras para mantê-lo aberto.

Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo.

Para amolecer a cera do ouvido com água, a pessoa deve deitar de lado, pingar água dentro do ouvido, e ficar assim por quinze minutos. Outra opção é deitar, pingar a água, tampar com algodão molhado, e esperar os quinze minutos sentado(a). Depois dos quinze minutos é só deixar a água escorrer.

Alguns truques que podem ajudar a tirar a água do ouvido mais facilmente são:

  1. Inclinar a cabeça. ...
  2. Usar a ponta de uma toalha. ...
  3. Puxar a orelha em várias direções. ...
  4. Usar um secador de cabelo. ...
  5. Usar álcool isopropílico e vinagre de maçã

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Em geral, pediatras e otorrinolaringologistas consideram a lavagem nasal efetiva porque ela diminui os sinais e sintomas das afecções nasossinusais e reduz a prescrição de drogas usadas para controle dessas condições(30,31).

É indicado abrir a boca durante a lavagem para que o líquido passe de uma narina para a outra. Embora nem todas as crianças aceitem a lavagem nasal, a partir dos 3 ou 4 anos muitas conseguem realizar o procedimento por si próprias, o que contribui para que ela se sinta segura e confortável.

Os riscos da lavagem nasal incluem sintomas locais como: Dor/ardência na narina; Sangramento nasal; Dor de ouvido.