Porque dói o ombro depois da cirurgia?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Uma explicação para a intensificação da dor quando o paciente se deita é a compressão das estruturas no local da cirurgia. Quando a pessoa está em pé, a força da gravidade traciona o ombro para baixo, pelo peso do próprio braço.

De modo geral, há um período de imobilização que se estende de 4 a 6 semanas. Após esta fase se inicia a fisioterapia, que tem como objetivo recobrar os movimentos do ombro e costuma se estender por 3 meses.

Ou seja, é comum sim, o paciente sentir dores na região da cirurgia algumas horas após finalizado o procedimento. Essas dores, contudo, geralmente desaparecem logo depois do primeiro dia do pós-operatório.

Faça compressas de gelo no mínimo 5 vezes ao dia. O gelo ajuda a diminuir o processo inflamatório pós cirurgia e tem efeito analgésico. Mantenha a compressa no ombro por um tempo longo, entre 20 e 30 minutos. Não esqueça de proteger o local com uma toalha para não queimar a pele.

Se você quer saber como dormir após cirurgia no ombro, de uma maneira mais confortável, procure dormir em uma posição reclinada. Se possível, use almofadas para criar apoio para as costas. Dessa forma, inclina também um pouco do seu corpo.

Casos de dor no ombro esquerdo por tempo prolongado e que impactam na execução de atividades diárias devem ser investigados, principalmente em pacientes que apresentam a irradiação da dor para o braço e pescoço, pois a demora na procura por acompanhamento médico pode agravar o quadro clínico.

Assim, quando alguma estrutura está inflamada, o paciente pode sentir uma dor que irradia para parte posterior e lateral do ombro e até a metade do braço. Normalmente, a dor piora com movimentos do ombro e, algumas vezes, no período noturno.

Caso sinta dor intensa ou uma dor gradualmente mais forte, é recomendável que consulte um especialista para realização de um exame físico, assim como verificar a amplitude de movimentos e a força do seu ombro. Além disso, o especialista poderá solicitar exames, e recomendar medicamentos.

Não sentimos nada desde o ombro até a mão.
Essa anestesia dura em torno de 18 horas e é bem importante porque as primeiras horas após cirurgia são muito doloridas. Quando a anestesia passa, a dor já é menor, mas ainda muito intensa.

Idealmente a fisioterapia para a mobilização do ombro operado deve ser iniciada com 2 semanas de cirurgia. Em alguns casos inicia-se já na primeira semana após a cirurgia para evitar contraturas musculares decorrentes do uso prolongado da tipóia.

Na maioria dos casos, o tempo de internação é de apenas um dia. A cicatrização inicial da região do manguito rotador demora cerca de seis semanas.

À medida que a cicatrização continua a acontecer, o tecido que antes era vermelho vai começar a ficar mais claro, chegando quase ao cor-de-rosa. Esse tecido rosado é chamado de epitelial. Quando ele se forma, é sinal de que o processo de cicatrização está quase terminando.

Após a cirurgia, você pode sentir dor, coceira, formigamento e dormência ao redor do local do corte. Também pode notar algum inchaço ou um pouco de secreção. Essas são reações normais e não devem ser motivo para preocupação ou alarde.

Dentre os mais dolorosos, destacam-se as cirurgias abertas (colectomia, hernioplastia hiatal, coledocotomia, colostomia, gastrostomia), com 100% de dor, e a laparotomia com aproximadamente 60%.

Medicamentos como diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno , entre outros, aliviam os sintomas na fase de crise de dor .

A primeira forma de aliviar a dor no ombro é por meio do uso de remédios, como os analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios. No geral, os remédios mais comuns para amenizar esse tipo de dor são dipirona, novalgina, tylenol e paracetamol.