Porque doce é bom para ressaca?

Perguntado por: vribeiro8 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Verdade: comer um doce corta o efeito do álcool. Sim! Com o açúcar o corpo funciona mais rápido, ajuda a quebrar o álcool e ainda anima. Dá sensação de bem-estar.

Quando ingerimos álcool, o glicogênio é transformado em glicose e logo depois é eliminado do corpo pela urina. Por isso é muito comum a sensação de total cansaço nas manhãs “pós-bebedeira”. E uma das maneiras mais simples (e rápidas) de recuperar as reservas de energia é por meio da frutose (açúcar oriundo das frutas).

A glicose auxilia na eliminação do álcool do organismo. Dê preferência aos alimentos ricos em açúcar natural, como as frutas.

O álcool influencia o metabolismo da glicose de várias maneiras em pacientes diabéticos. O álcool atua no fígado, impedindo que haja liberação dos estoques de glicose, o que pode provocar hipoglicemia. Esta hipoglicemia pode ocorrer pouco depois de beber e por até 24 horas após o consumo.

Para cortar o efeito mais rápido você deve levar a pessoa a tomar um banho gelado, ingerir alguma bebida doce com refrigerante ou água com açúcar e se possível fazer com que ela se deite e descanse.

Comer algo doce entre cada copo de bebida alcoólica
Uma outra possibilidade é comer um pedaço de doce, como 1 quadradinho de chocolate meio amargo, porque o consumo de açúcar diminui a absorção do álcool pelo organismo, fazendo com que o indivíduo não fique bêbado, nem de ressaca no dia seguinte.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Em geral, as bebidas alcóolicas são bem calóricas e têm bastante carboidrato que depois de metabolizado se transforma em açúcar. Então, o consumo também pode trazer o efeito de aumentar a concentração dele no sangue — elevando a glicose.

A médica também avisa que pode ser importante evitar frituras e alimentos ricos em gorduras e preferir carnes magras. Finalmente, ela ressalta os benefícios da prática de atividade física, principalmente aeróbica, para aumentar a resistência física.

Enquanto o açúcar fornece quatro calorias por grama, o álcool oferece sete. Então, o álcool faz engordar quase o dobro do que o próprio açúcar.

Outra recomendação para casos de bebedeira (não de coma) é procurar combater os dois problemas do álcool: a queda de açúcar no sangue e a desidratação. Por isso, uma boa receita é ingerir um copo de água com 3 a 5 colheres de sopa de açúcar bem misturadas (diabéticos não devem fazer isso).

O consumo excessivo de álcool pode gerar uma série de consequências ao organismo, inclusive vômitos. Isso pode acontecer, pois o álcool é um importante irritante da mucosa gástrica. Além disso a quantidade de líquidos ingerida costuma ser grande, facilitando o refluxo.

Como identificar e o que fazer em caso de coma alcoólico?

  • – Desmaio ou perda de consciência. ...
  • – Dificuldade em andar ou se manter de pé ...
  • – Convulsão. ...
  • – Hipotermia. ...
  • – Dano cerebral irreversível. ...
  • – Pneumonia por aspiração. ...
  • – Morte.

Você está tomando medicação. Muitos medicamentos são metabolizados pelo fígado e pelos rins – os mesmos órgãos que seu corpo usa para metabolizar o álcool. Isso pode fazer com que esses dois órgãos trabalhem horas extras e possivelmente não tenham o melhor desempenho.

Heineken puro malte.
Essa cerveja é zero carboidratos e foi criada em parceria com um médico. Segundo os fabricantes, a cerveja é totalmente livre de açúcares e de baixo estímulo insulínico, sem interferir no sabor e na qualidade da bebida.

Beba água.
Se você estiver muito embriagado e precisar ficar sóbrio rapidamente, apenas pare de beber ou usar drogas imediatamente e tente hidratar-se. A água ajudará a remover as substâncias tóxicas de seu organismo. Jogue um pouco de água fria no rosto, principalmente se você tiver usado algo além de álcool.