Porque doce abaixa a pressão?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Pesquisas anteriores haviam indicado que o consumo de grandes quantidades de alimentos contendo cacau poderia diminuir a pressão sangüínea, provavelmente devido à ação dos polifenóis – um grupo de substâncias químicas encontrado em plantas, incluindo os flavonóides, aos quais são atribuídos benefícios à saúde.

Chocolate
Uma revisão de 20 trabalhos científicos, com mais de 800 participantes, concluiu que o doce contendo de 50 a 85% de cacau faz a pressão cair cerca de 3 mmHg. Basta se deliciar com um quadrado ou, no máximo, uma barrinha.

O consumo de sal sempre foi considerado um dos maiores vilões causadores do aumento da pressão arterial (PA). Mas uma revisão realizada por médicos de instituições americanas apontou que reduzir o consumo de açúcar pode ser tão ou mais importante do que controlar a ingestão de sal.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

As causas da pressão baixa podem ser inúmeras e estarem relacionadas a doenças cardíacas, volume de sangue reduzido, problemas nos rins, problemas nas veias e artérias, hábitos como manter períodos de jejum prolongado e, até mesmo, a postura, após o indivíduo ficar muito tempo deitado e se levantar de repente, já que ...

Hipoglicemia. Disfunções endócrinas, como insuficiência adrenal, tireoide, paratireoide e alguns casos de diabetes, podem causar a hipotensão arterial. A baixa taxa de açúcar no sangue, ou seja, a hipoglicemia, também pode gerar a queda de pressão.

Sintomas de glicose baixa
Dor de cabeça, sensação de sono, fome, alterações de humor, são sintomas iniciais de glicose baixa. Com a redução dos níveis de glicose para faixas abaixo de 60mg/dL, os sintomas se agravam e podem causar desmaios, convulsões, coma e até a morte.

Há um limite. A pressão máxima abaixo de 100 mmHg [milímetros de mercúrio] pode ser prejudicial, porque pode não ser forte o suficiente para alcançar a circulação periférica", indica o médico.

Consumo de doces pode piorar hipertensão
Estudos mostram um efeito hipertensivo duas vezes maior nos indivíduos que ingerem mais açúcar e carboidratos. Além disso, existe uma relação entre o consumo do açúcar e a obesidade, que é ligada à hipertensão”, alerta a especialista.

O limão contém potássio, um mineral que tem ação contrária à do sódio sobre a pressão arterial: enquanto o sódio faz com que ela aumente, o potássio provoca uma diminuição. Dessa forma, o consumo do limão ajuda a manter a pressão dentro de uma faixa saudável, evitando crises hipertensivas.

O aumento nos níveis de glicose no sangue causa a liberação de insulina, o que pode desregular os níveis de dextrose e causar fadiga e sonolência. O açúcar tira o sono, também, por causar alterações nos níveis de serotonina e melatonina, os hormônios responsáveis pelo sono e pelo equilíbrio do ritmo circadiano.

A pessoa deve deitar-se numa posição confortável e, se possível, com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça; Deve também ingerir bastante líquido para aumentar o volume do fluxo sanguíneo, mas em pequenos goles e dar preferência a sucos de frutas, se estiver em jejum há muito tempo.

No dia a dia, se você foi diagnosticado com pressão baixa ou sofre com crises de hipotensão, consuma bastante água e alimentos salgados. Nesse caso, a ingestão de água irá ajudar a resfriar a temperatura corporal e também a eliminar o sal que for consumido a mais, evitando inchaços.

A pressão considerada ótima é de 120/80mmHg (milímetros de mercúrio), ou simplesmente 12 por 8. É considerado hipertenso quem apresenta sistematicamente pressão igual ou maior que 140/90mmHg, ou 14 por 9.

A pressão arterial é considerada normal quando está entre 9/6 e 12/8. Independentemente da leitura da pressão arterial, os profissionais da área da saúde não costumam diagnosticar uma pessoa com pressão arterial baixa, a menos que esteja mostrando outros sinais ou problemas associados com a condição.

O ataque cardíaco ou infarto pode ocorrer, ainda, em situações quando a pressão arterial está muito baixa e, consequentemente, a quantidade de sangue que atinge o coração é reduzida consideravelmente.

Quando a pressão arterial está normal, isso significa que todos os tecidos do corpo estão conseguindo ser adequadamente perfundidos. Em geral, consideramos uma pressão arterial entre 100/60 mmHg e 120/80 mmHg.

Alguns especialistas definem como pressão arterial baixa aquela que apresenta números menores que 90 mm Hg (sistólica) ou 60 mm Hg (diastólica), ou seja, 9X6 (a desta que vos escreve já foi, certa vez, a 7x4, mas, ainda segundo profissionais de saúde, o impacto varia muito de pessoa para pessoa, de organismo para ...

Abaixo de 9/5, a pressão é considerada baixa, e não se trata de uma doença, mas pode causar mal estar, com tonturas, náuseas ou desmaios. Acima de 13,5/8,5, os valores já são considerados altos.

Sendo assim, os rins precisam trabalhar mais para eliminar o líquido desnecessário. Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.