Porque dizem que Brasília não tem esquinas?

Perguntado por: dassis2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

E as esquinas? Sim, elas realmente não existem, mas a explicação é simples: Brasília é formada por quadras, não ruas. Isso não impede que a cidade tenha vários “cantinhos”, como as tradicionais esquinas. Saber que a capital segue uma lógica numérica e geográfica é o ponto de partida para entendê-la.

Nas gerações mais novas, há ainda outra imagem - a de que a capital ... Brasília foi construída em formato de avião porque o seu plano piloto foi inspirado no formato de cruz. Ao adaptar esse formato à região escolhida para construção de Brasília, a cidade ganhou a forma de avião.

Médicos, geólogos e botânicos compunham a equipe que fez um levantamento sobre a topografia, o clima, a geologia, a flora, a fauna e os recursos materiais da região. A área ficou conhecida como Quadrilátero Cruls, a primeira versão do “quadradinho”, como todo brasiliense chama o mapa da cidade.

O Morro do Centenário é uma formação montanhosa localizada entre o rio São Bartolomeu e o córrego Sobradinho, a 09 km de Planaltina, no Distrito Federal. É o local onde está assentada a pedra fundamental de Brasília.

A designação surgiu, nas pranchetas dos construtores, por ser a terceira via, em afastamento, a oeste do Eixo Rodoviário.

BRASÍLIA -- Do Centro-Oeste ao Nordeste, nas faixas de clima semiúmido e semiárido, a observação astronômica é propícia para acontecer em especial no Planalto Central, onde a combinação da altitude com a baixa umidade do ar facilita a observação do céu noturno, o que é causa para a fama e a beleza do céu de Brasília.

ETD. Assim como o caso acima, é pronunciado como sigla (Ê-tê-dê) e significa horário estimado para a decolagem.

Convite – Aniversário de Brasília 63 anos – 21 a 23 de abril de 2023.

O sonho de Brasília
O fato é que JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos: a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra, a pressão popular sobre o governo seria menor, a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro.

Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer, arquiteto que idealizou os principais prédios de Brasília; Lúcio Costa, realizador do projeto urbanístico da cidade.

Oscar Niemeyer

O palácio faz parte do projeto do Plano Piloto da cidade e foi um dos primeiros edifícios construídos na capital. A construção do edifício começou em 10 de julho de 1958 e obedeceu ao projeto arquitetônico elaborado por Oscar Niemeyer e Joaquim Cardozo em 1956.

Sim, elas realmente não existem, mas a explicação é simples: Brasília é formada por quadras, não ruas. Isso não impede que a cidade tenha vários “cantinhos”, como as tradicionais esquinas. Saber que a capital segue uma lógica numérica e geográfica é o ponto de partida para entendê-la.

É o busão, o bus ou, para os menos íntimos, o ônibus.

Você estando no Eixo Monumental, quase sempre vai ver algum evento astronômico interessante, porque eles nascem nessa sequência", argumenta. Outros pontos que ele destaca são a Ponte JK e o Pontão do Lago Sul. Próximo ao lago, é possível observar, além da lua, o reflexo dela na água.

Se você procura um pôr do sol com a silhueta da cidade, o melhor lugar é a Ermida Dom Bosco. Do outro lado da margem o sol vai descer bem ao fundo dos principais prédios do Plano. À beira do Lago Paranoá, deitado na grama, você poderá ver Brasília totalmente integrada ao entardecer.

Antes de apresentarmos as siglas dos endereços de Brasília, é importante notar sua estrutura básica. As últimas letras de cada sigla indicam o bairro em que o endereço se encontra. Eles podem ser quatro: N (Asa Norte), S (Asa Sul), SW (Setor Sudoeste) e NW (Setor Noroeste).

São as quadras situadas no interior do conjunto. Nos Lagos S ul e Norte , as quadras internas estão no Setor de Habitações Individuais Sul e Norte (SHIS e SHIN).

SQN: Superquadra Norte. SQS: Superquadra Sul. CL: Comércio Local. CLN: Comércio Local Norte.

Símbolos – GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.