Porque dizem que a paixão é cega?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Freud diz que a paixão é uma forma de loucura, porque você sente coisas, delira, imagina. A paixão cega porque não se quer ver os defeitos do outro. Não é que não vê, não quer ver. É um estado maravilhoso no sentido fantástico, possivelmente um dos maiores prazeres do ser humano.

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

A psicologia define a paixão como a manifestação do fenômeno da projeção, ou seja, quando a pessoa projeta suas idealizações no parceiro(a). Isso quer dizer que quando estamos apaixonados somos atraídos pela idealização que fazemos do próximo, e não necessariamente pela pessoa como verdadeiramente é.

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

As fases de um desgosto de amor
O sistema imunitário enfraquece e sobem os níveis de stress”, o que pode gerar dor física, descreve Espinosa.

Tenha pensamentos negativos sobre a pessoa
Por isso, uma dica para você acelerar o processo de se desapaixonar é trazer à tona todos os motivos que levaram ao término: o que aquela pessoa fez, o que ela falou, de quais formas ela já te machucou

Uma descarga intensa de adrenalina e noradrenalina provocam reações, na paixão, similares a da ansiedade diante de um compromisso importante – e também provocam desejo. É nessa hora que seu corpo fica intensamente ligado à pessoa por quem estamos apaixonados.

Uma ótima maneira de esquecer a sua paixão é passar o máximo de tempo possível com as pessoas importantes para você. Seus amigos e familiares estiveram ao seu lado durante bons e maus momentos, e eles vão fazer com que se sinta melhor com a sua situação romântica apenas estando ao seu lado.

Um homem apaixonado está sempre buscando uma forma de cortejar a sua paixão. Assim, observe se ele olha nos seus olhos e fala diretamente com você, mesmo que a conversa tenha a participação de outras pessoas. Em qualquer circunstância, o apaixonado direcionará sua atenção para você.

A duração do amor é indeterminada. Segundo estudos, a paixão possui uma duração média de até dezoito meses.

Os estágios podem ser divididos em cinco etapas.
...

  • Desejo. ...
  • Atração. ...
  • Assimilação. ...
  • Honestidade. ...
  • Estabilidade.

A sensação de estar apaixonado pode causar obsessão, pensamentos suicidas, problemas em aceitar a rejeição, causar vício e aumentar os níveis de stress. Para a maioria das pessoas, estar apaixonado é sinônimo de felicidade e plenitude.

Normalmente, quando alguém está apaixonado, esta pessoa pensa constantemente no alvo de sua paixão, sente-se ansioso por estar perto dela, sofre de abstinência quando estão separados e uma grande felicidade quando estão juntos. As pessoas também podem sentir paixão por objetos ou temas específicos.

Não há tempo exato, mas estudos científicos mostram que a paixão dura entre 18 e 30 meses, uma média de dois anos. Paixão pode virar amor? Sim, e se acontecer, é a consequência mais bacana de ter se apaixonado! Mas ela também pode se tornar ódio, inveja e até amizade.

Reflita sobre a situação atual do seu relacionamento, ainda mais se passar por essas coisas com frequência. Gostar de outras pessoas e achar que isso não faz mal algum é uma coisa; porém, ficar sempre apaixonado por quem não está disponível são outros quinhentos (e, nesses casos, você deve refletir bastante).

“Um estóico moderno sabe que a maneira mais certa de disciplinar a paixão é disciplinar o tempo: decida o que você quer fazer durante o dia, depois faça-o sempre exatamente no mesmo momento todos os dias, e a paixão não lhe trará problemas.” Auden e os estoicos sabiam que rotinas e hábitos eram essenciais.

A atração por um indivíduo faz com que o corpo passe por mudanças ao vê-lo, acelerando os batimentos cardíacos, a respiração e a irrigação de sangue, por exemplo. São alterações que às vezes causam uma leve sensação de ansiedade, que é normal e pode ser até prazerosa!

Mostre interesse nas coisas que o interessa e faça com que ele perceba isso. Isso é algo que ele irá se lembrar porque é importante para ele. Por exemplo, você pode não saber muito sobre o esporte que ele gosta, mas mostrar entusiasmo pela vitória do time ou um gol mostra que você, pelo menos, demonstra interesse.

Uma boa forma de acelerar sua recuperação é permitir-se um certo espaço e evitar interagir com a outra pessoa, tanto quanto for possível. Para fazer isso, talvez você precise frequentar lugares novos ou sair com amigos diferentes, caso você e a outra pessoa frequentem os mesmos círculos sociais.

Continuar lendo Porque a Hinata e cega?