Porque dia 20 de abril não pode ir para escola?

Perguntado por: aportela3 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Desde então, o 20 de abril passou a ser uma data de alerta nas escolas nos EUA, no Brasil e também em outros países, pois, há sempre um temor de ataques nas escolas neste dia específico.

A data do dia 20 de abril tem provocado uma grande onda de fake news e pânico nas redes sociais, principalmente entre crianças, adolescentes, pais e mães, causando inclusive a suspensão de aulas em algumas escolas na semana passada.

O Dia do diplomata, 20 de abril, criada através do Decreto n.º 66.217, de 17 de fevereiro de 1970, é uma homenagem ao Barão do Rio Branco, conhecido como o "patrono da diplomacia brasileira".

Posso justificar minhas faltas? O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença). As faltas somente serão justificadas com documentos comprobatórios.

Colégios se dividiram em suspender aulas e realizar programação especial, após boatos espalhados pelas redes sociais que geraram medo em pais e alunos. Escolas públicas e particulares do estado de São Paulo usaram a quinta-feira (20) para realizar atividades de promoção da paz e tolerância nos colégios.

Serviço. Polícia Militar do Paraná desmente supostos ataques a escolas no dia 20 de abril: "fake news" 10/04/2023 - 16:41. A Polícia Militar do Paraná informa que mensagens que circulam em redes sociais sobre um suposto ataque a escolas do estado no dia 20 de abril são “fake news”.

O dia 21 de abril é um feriado nacional que homenageia Tiradentes, um militar que fez parte da liderança do movimento da Inconfidência Mineira, que ocorreu no Brasil na época colonial.

A data remete ao Massacre de Columbine, atentado em um colégio nos Estados Unidos que deixou 15 mortos, em 1999. Tem referência também ao aniversário do ditador alemão Adolf Hitler, que nasceu no mesmo dia, em 1889. Ambos ocorreram em 20 de abril.

Datas comemorativas do dia 20 de Abril de 2005: Dia do Diplomata. Dia do Disco.

De acordo com o estudo liderado por Telma, de 2001 a 2023 foram 32 ataques realizados por estudantes e ex-estudantes, com 33 mortes. A maior parte dessas ocorrências está concentrada entre 2022 e 2023, com 18 ataques e 10 mortes, revelando uma escalada desse tipo de violência.

Datas comemorativas do dia 25 de Abril de 2023: Dia Mundial da Malária. Dia da Contabilidade.

Sim, o Dia de Tiradentes, comemorado anualmente no dia 21 de abril, é considerado feriado nacional. O dia do feriado é uma homenagem ao dia da morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi enforcado, esquartejado e decapitado no dia 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, na cidade do Rio de Janeiro.

Apesar de ser uma data popular, o dia 19 de abril não é considerado feriado nem ponto facultativo. O Dia dos Povos Indígenas é apenas uma data comemorativa para celebrar a diversidade cultural do Brasil e de seus povos originários.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

O aluno não pode ser reprovado por falta, as faltas não podem ser abonadas, porém, se o estudante justifica com um atestado médico válido a ausência, essas faltas não podem ser computadas para o aluno ser reprovado ou não.

O Dia da Escola surge com o objetivo de conscientizar sobre a importância desse espaço, que atua na potencialização do aprendizado cognitivo e intelectual e ocupa o lugar das construções humanas e sociais ao longo de toda trajetória escolar.

Um em cada três ataques violentos já registrados em escolas brasileiras aconteceu no ano de 2023, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (20). “De 2002 a 2022 foram consumadas ao menos 16 ocorrências dessa natureza no país.