Porque devo obedecer minha mãe?

Perguntado por: omello . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Por que Devemos Honrar Nossos Pais? Os quatro primeiros dos Dez Mandamentos dizem-nos como devemos relacionar-nos com o Pai Celestial e nossa responsabilidade para com Ele. O quinto mandamento nos fala da responsabilidade para com nossos pais terrenos. Ler Êxodo 20:12.

Por isso, é papel dos pais e educadores serem seus guias. "A obediência deve ser muito estimulada pelos pais e professores porque a vida inteira de um cidadão tem regras básicas, regras que fundamentam uma vida organizada, uma vida hierarquizada", orienta a psicóloga.

Honrar pai e mãe significa que você olha para os seus pais sem filtros de julgamentos, apenas olha como quem concedeu-lhes a vida e a grande experiência de estar vivo. Honrar pai e mãe significa tomar a vida tal como ela lhe foi dada. Não significa dizer “sim” a tudo que eles ditam, pois isso é uma postura infantil.

Passe a dar a eles o devido respeito.
...
Mostre a eles que entende a importância e que respeita tudo isso.

  1. Fale isso diretamente a eles. A forma mais fácil de mostrar gratidão é agradecer os seus pais pelo que eles são e fazem.
  2. Use gestos pequenos, mas importantes. ...
  3. Elogie seus pais sobre algo que eles fazem bem.

Na Bíblia, ser mãe é uma grande honra e uma grande responsabilidade. A mãe deve amar os seus filhos, cuidando da sua casa com prudência, pureza, bondade e submissão (Tito 2:4-5). A Bíblia nos diz que a mãe deve ser uma mulher virtuosa que trabalha pela sua família com dedicação (Provérbios 31:10-31).

Receberemos um conhecimento da verdade e as respostas para as nossas maiores dúvidas à medida que formos obedientes aos mandamentos de Deus.

A obediência é uma atitude responsável de colaboração e participação para as boas relações, como a convivência e os trabalhos produtivos. A ação de obedecer é aquela em que se acatam normas, ordens, regras e comportamentos.

A obediência é considera um ato de conformidade perante ordens recebidas de alguém, seja uma pessoa, um grupo ou uma instituição (como a polícia federal, por exemplo).

E o Pai, aquele que enviou Jesus ao mundo, age e o Filho somente age em obediência ao seu mandato. Entre o Pai e o Filho há uma relação de amor; o Pai ressuscita e não julga. Aos seres humanos cabe guardar a Palavra do Filho, para poder herdar a vida eterna.

Quando o pai e a mãe de uma família [são selados], seus filhos que não transgredirem estarão seguros pelo selamento com o qual os pais foram selados. Esse é o juramento que Deus fez a nosso Pai Abraão, e essa doutrina perdurará para sempre.”

Filhos, obedeçam aos seus pais; esta é a atitude correta que vocês devem tomar, porque Deus os colocou numa posição de autoridade sobre vocês. Respeite seu pai e sua mãe. Dos Dez Mandamentos de Deus este é o primeiro que termina com uma promessa.

Um olhar carinhoso, atos de bondade, palavras gentis e uma atitude amável e virtuosa para com os [filhos] são coisas que os unirão a nós por meio de laços que não serão facilmente quebrados.

Honrar vai muito além de obedecer. Quando observamos o Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, vemos que honrar é dignificar, enobrecer, estimar, respeitar, acatar, lisonjear, considerar e reconhecer a retidão. Dessa forma, a ordem de Deus para os filhos é bem mais ampla do que simplesmente obedecer.

Veja também em Colossenses 3:20 “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor”. O sábio Salomão explicou qual o resultado da obediência aos nossos pais: “O filho sábio alegra seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe” Prov. 10:1.

Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda, convivência, assistência material e moral e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais (NR).

O quinto mandamento, transmitido por meio do Profeta Moisés, foi: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.)

Além da personalidade da criança (que pode ser temperamental em menor ou maior grau), o ponto-chave para criar um vínculo de respeito é a disciplina e o amor. Embora pareçam conceitos opostos, a firmeza e a ternura podem e devem ser elementos complementares na educação.

Segundo a definição formal do dicionário, mãe é a mulher que deu à luz um ou mais filhos e os cria; pessoa generosa e bondosa que dispensa cuidados maternais, que protege muito os outros. Mas a gente acredita que ser mãe vai muito além disso. A maternidade faz você ensinar a amar e ser amada.

Deus compara o Seu amor pelo Seu povo ao amor de mãe (Isaías 49:15). Ele mostra que, tal como é absurdo para uma mãe se esquecer e não ter compaixão do seu bebê pequenino, assim também Ele não se esquece de nós.