Porque devemos semear?

Perguntado por: rfurtado . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Quem semeia amor, colhe simpatia. Quem semeia bondade, colhe misericórdia. Quem muito semeia, com abundância ceifará. Nossas palavras e ações são sementes que se multiplicam para o bem ou para o mal.

Vemos de forma clara um princípio importante no versículo abaixo: “… aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância também ceifará” (2 Co 9.6). Isto fala da colheita na exata proporção do plantio!

Da mesma forma, a palavra de Deus cresce em nós. A semente também é um símbolo da morte e ressurreição de Jesus. Assim como a semente tem de morrer para trazer mais vida, Jesus morreu e foi sepultado, mas ressuscitou no terceiro dia. Sua ressurreição trouxe muitos frutos, salvando muitas vidas.

Significado de Semeando
Semeando vem do verbo semear. O mesmo que: disseminando, divulgando, espalhando, propagando, propalando, esparzindo, entremeando, entressachando, alastrando.

Aquele que oferta a semente ao que semeia, e pão ao que tem fome, também vos suprirá e multiplicará a semente e fará desenvolver os frutos da vossa fidelidade. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça.

Um deles é o “princípio da semeadura”: aquilo que você plantar você irá colher. Trata-se de uma lei natural e espiritual simultaneamente. Se uma pessoa estudar, se qualificar e se esforçar diligentemente certamente irá obter sucesso nesse mundo concreto em que vivemos.

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5)

O semeador é aquele que espalha a Palavra de Deus, de toda forma e de toda maneira, proclamando, cantando, pregando, twittando, copiando e passando para outros a semente do Evangelho. Quantos recebem, por intermédio de um texto ou até mesmo de um áudio, a homilia diária, a liturgia diária, a Palavra, o Evangelho!

6 Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente.

No livro de Eclesiastes 11:4. “Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará”. Ou seja, se você ficar observando o vento, você nunca vai semear.

É muito simples: coloque a sementeira dentro de saquinho plástico, mantenha este fechado e faça alguns furinhos nele. Além de ser uma estufinha muito prática, que mantem a temperatura, ela ajuda a reter a umidade! A água é fundamental! As sementes a absorvem, incham e então iniciam o seu processo de germinação.

Resposta: Ela vem do Latim SEMINARE, “produzir, procriar”, de SEMEN, “semente”.

Para muitos no Brasil e em Portugal, o ato de semear é sinônimo de plantar. Por definição, porém, esses atos são bem diferentes. SEMEAR é o ato de esparramar sementes pelo sulco de plantio. Já PLANTAR é o ato de transferir mudas para a área onde essa planta deve ser cultivada.

8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

Continuar lendo Por que devemos semear?