Porque devemos seguir os Dez Mandamentos?

Perguntado por: onogueira7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Em Doutrina e Convênios 82:8–10, aprendemos que os mandamentos nos ajudam a compreender a vontade de Deus e, quando obedecemos a eles, nossas ações se transformam em nossa salvação. De fato, quando obedecemos a Deus, Ele está “obrigado” a nos dar todas as bênçãos que prometeu (versículos 9–10).

Deus nos dá mandamentos para o nosso próprio benefício. Eles são instruções amorosas para a nossa felicidade e para o nosso bem-estar físico e espiritual.

A lei de Deus pode ser definida como uma expressão de seu caráter justo e santo. Deus criou o homem para viver sob a sua lei. Isso significa que o homem não foi criado para viver segundo o seu próprio padrão moral, mas segundo o padrão moral exigido por Deus.

Começo com o que Jesus ensinou sobre quais eram os dois grandes mandamentos. “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

É preciso centrar o foco no amor que Deus tem por nós. Se queremos uma vida renovada, transformada, curada e abençoada, tenhamos em Deus a direção da nossa vida. Coloquemo-nos em Deus, de joelhos dobrados, diante da presença d'Ele, que é a benção que nós precisamos para viver.

Quando ouvimos a Palavra de Deus, ela vai penetrando o nosso ser, o nosso coração; ela vai transformando os sentimentos da nossa alma e os pensamentos da nossa cabeça. A Palavra de Deus tem o poder de nos transformar, por isso o grande esforço do nosso ser cristão é para ouvir Jesus, é para ouvir a Sua Palavra.

Significado de Mandamento
substantivo masculino Ação ou efeito de mandar. Ordem, mandado. Voz de comando. Preceito do decálogo, preceito da Igreja.

Eis que o bobedecer é melhor do que o csacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros. 23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.

A lei de Deus resume-se em amor. A Bíblia diz em Mateus 22:37-40: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

A lei mosaica é quem estabelece o direito civil, como em Êxodo (22), as leis acerca da propriedade, do casamento e do divórcio, como em Deuteronômio (24). Também é com a lei mosaica que a humanidade passa a ter contato com os direitos humanos.

1°- Amar a Deus sobre todas as coisas. 2°- Não tomar seu santo nome em vão. 3°- Guardar os domingos e festas. 4°- Honrar pai e mãe.

Amarás ao Senhor teu Deus

Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

O mandamento de amar o próximo já constava no Antigo Testamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18). Mas Jesus destaca nele um aspecto novo, a reciprocidade: é o amor mútuo que cria e identifica a comunidade dos discípulos. “Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros.”