Porque devemos orar todos os dias?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 8 votos

Deus, nosso amoroso Pai Celestial, deseja que nos comuniquemos com Ele por meio da oração. Ele sempre nos ouve quando oramos. A oração diária pode abençoar você, sua família e aqueles por quem você ora. Também pode trazer mais paz à sua vida, ajudá-lo a entender melhor sobre o plano de Deus para você e muito mais.

Jesus disse que precisamos orar com sinceridade pelas coisas de que necessitamos. O Salvador fez uma oração para mostrar aos discípulos como deveriam orar. Ele começou dizendo: “Pai nosso, que estás no céu…” Jesus louvou o Pai Celestial e pediu-Lhe ajuda. No final da oração, disse “amém”.

Cumprir a vontade de Deus é a maior graça que o ser humano encontra. O missionário Ironi Spuldaro explica que, ao cumprirmos as vontades de Deus diante de todos os desafios, estamos nos unindo aos Seus propósitos e cumprindo nossa própria missão.

1 Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens; 2 Pelos reis, e por todos os que estão em aeminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e bhonestidade.

Dentre as orações contidas na Bíblia, não vemos apenas heróis da fé orando a Deus, mas o próprio Deus orando por todas as pessoas. Em João capítulo 17, Jesus ora por seus discípulos e por nós – aqueles que viriam a conhecê-lo através da mensagem do Evangelho.

A oração ajuda você a se tornar mais semelhante a Jesus.
Jesus deu o exemplo perfeito de como orar. Se você tentar seguir Seu exemplo, orando, você vai se tornar mais semelhante a Ele e desenvolver um relacionamento melhor com Ele e o Pai Celestial.

"Durante a oração, há um aumento das beta-endorfinas cerebrais, o que pode contribuir para a sensação de bem-estar e analgesia", destaca o psiquiatra.

Mas como é possível trabalhar, encontrar, estudar, comer, dormir, e ao mesmo tempo orar? Temos de entender: orar não significa dizer orações; orar sempre não quer dizer repetir fórmulas sem nunca cessar. O próprio Jesus advertiu-nos: «Quando orardes, não multipliqueis palavras, o Pai sabe…» (Mateus 6,7).

A oração não procura atrair Deus para nós, porque Deus “é mais interior a nós do que nós mesmos”, diz Santo Agostinho. Sua finalidade é aproximar-nos dele, e na sua distância do diálogo, tomar consciência da sua proximidade.

Orar é fazer uma oração de maneira espontânea, improvisando as falas. Rezar é fazer uma oração já existente, repetindo uma prece pronta. Importante: existe a oração do Pai Nosso, mas a pessoa reza o Pai Nosso.

Renovo e fortalecimento da fé
Da mesma forma, uma vida de oração é essencial para buscar renovo espiritual em momentos de crise e dúvida. Essas fases são comuns na caminhada dos cristãos, mas o ato de dialogar com Deus e contar os anseios a Ele reforçam a nossa fé.

Durante a oração
Deus vai abençoá-lo com paz, orientação e esperança. A vida pode ser muito difícil, mas não precisamos vivê-la sozinhos. Nosso Pai Celestial está ao nosso lado e quer ajudar. É por isso que oramos.

Você pode orar pelas pessoas que ama. Quanto mais se apegar ao evangelho de Jesus Cristo, maior será esse grupo de pessoas. Assim, você pode começar orando para que sua família e seus amigos superem os diversos desafios físicos, emocionais e espirituais que estão enfrentando.

A vontade de Deus é que vivamos de maneira santa, fazendo o bem e sendo gratos. Quem faz a vontade de Deus é abençoado. Nossas escolhas nunca podem estar em conflito com a opinião de Deus, mas ressaltamos que as coisas encobertas pertencem a Deus e as reveladas a nós (Deuteronômio 29.29; 1 Pedro 4.2).

18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (I Timóteo 2:5). Por meio Dele, a misericórdia pode ser plenamente oferecida a cada um de nós sem ofensa à lei eterna da justiça. A concessão da misericórdia não será automática. Será por meio de convênio com Ele.

21 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes afé e não bduvidardes, não só fareis isto à figueira, mas até se a este cmonte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar, assim será feito; 22 E tudo o que apedirdes em boração, crendo, o recebereis.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada.

A oração precisa ser feita com simplicidade e com confiança. Da mesma forma, quando pedimos alguma coisa a alguém não ficamos dizendo a mesma coisa, dizemos talvez uma única coisa com palavras diferentes de forma a expressar aquilo que precisamos, queremos ou desejamos.